Paraíba

Dia da Indústria: FIEP busca tornar a Indústria paraibana cada vez mais forte e protagonista do desenvolvimento

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 24 de maio de 2022

Nos últimos anos, a indústria da Paraíba conseguiu obter ganhos importantes como o avanço no processo produtivo, através da automação industrial, impactando diretamente na produtividade e competividade, além de melhorias na qualificação da mão de obra, o que torna a setor preparado para atender as demandas do mercado, promovendo com isso um desenvolvimento econômico mais eficiente.

Prédio da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, em Campina Grande.

Do período colonial até a atualidade, a indústria sempre foi um dos segmentos de maior potencial econômico no Brasil. Já diz o jargão, não existe país forte, sem indústria forte, é seguindo essa premissa que a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP tem focado a sua atuação ao longo do tempo, buscando de forma incessante contribuir para a sustentabilidade do setor, atuando como agente transformador da sociedade.

Nos últimos anos, a indústria da Paraíba conseguiu obter ganhos importantes como o avanço no processo produtivo, através da automação industrial, impactando diretamente na produtividade e compeTItividade, além de melhorias na qualificação da mão de obra, o que torna a setor preparado para atender as demandas do mercado, promovendo com isso um desenvolvimento econômico mais eficiente.

Com isso, a Paraíba tem se firmado, como um dos estados mais importantes da cadeia produtiva do Nordeste, e isso tem relação direta com a capacidade fabril do estado. De acordo com a pesquisa perfil das Indústrias nos Estados e RAIS 2020, a indústria paraibana gera atualmente 110.947 empregos, equivalente a 17,6% do emprego formal do estado.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE aponta que o PIB Industrial na Paraíba é de 9,3 bilhões, o estado é o vigésimo segundo colocado em exportações industriais do país, e só em 2021, o setor exportou U$$ 115 milhões de reais, algo equivalente a 78,3% de todas as exportações efetuadas pela Paraíba.

E nesta conjuntura de dados reveladores, que apontam para uma realidade promissora de desenvolvimento, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba considerada o “Palco do Desenvolvimento”, através do SESI, SENAI e IEL tem mantido uma atuação voltada para o crescimento da indústria, promovendo formação de mão de obra, melhorias na saúde e no nível de educação dos trabalhadores do setor, modernização no processo produtivo, e estimulando a inovação, sobretudo neste novo ciclo de estabilidade e fortalecimento econômico, para que a Paraíba ocupe uma posição cada vez mais estratégica no país.

E neste dia 25 de maio, quando se comemora nacionalmente o Dia da Indústria, o presidente da FIEP, Buega Gadelha reforça a busca da Federação por uma indústria cada vez mais forte e reconhecida.

“Todos os países do mundo sonham em ser industrializados, e aqui no Brasil não é diferente, a nossa busca incessante pela reindustrialização do país tem sido muito rigorosa, desejamos ser um país de primeiro mundo, com uma industrialização forte e grandiosa. Temos feito esse esforço aqui através da FIEP, do SESI, do SENAI e IEL. A Paraíba é um estado em permanente desenvolvimento. Somos arrojados, empreendedores, inovadores. E nós que fazemos o Sistema Indústria caminhamos lado a lado com esse desenvolvimento. É esse legado que a nossa geração quer deixar para às futuras gerações. Precisamos ter os pés no presente, mas os olhos sempre no futuro. É isso que nos move e impulsiona nossas realizações", disse Buega Gadelha, presidente da FIEP.