Dia do Fisioterapeuta

Por Syusk Amorim - Campina Grande/PB - Publicado 13 de outubro de 2008

Hoje, 13 de outubro, é o dia do fisioterapeuta, prosissional que trata de pacientes com dificuldades respiratórias e de movimentos, dores musculares e, principalmente, da coluna vertebral, através da manipulação de partes afetadas do corpo e de exercícios. O fisioterapeuta é capacitado a emitir ou prescrever o diagnóstico prognóstico, prescrição, intervenção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial.

A complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano, através da fisiologia, anatomia, propedêutica e semiologia funcional do corpo humano, baseado na Biofísica, Bioquímica, Cinesiologia, Biomecânica e outras ciências básicas; e na cidadania, antropologia, ética e outras ciências humanas.
Regulamentada oficialmente no Brasil pelo Decreto-Lei nº 938/1969 e pela Lei Federal nº 6.316 em 1975, a fisioterapia é uma ciência da área da saúde voltada para o entendimento da funcionalidade humana, sendo administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados.

Na Paraíba, o SESI dispõe de fisioterapeutas com formação curricular consistente, que permite a formulação do diagnóstico fisioterapêutico (cinético-funcional ou cinesiológico-funcional), de acordo com a normatização profissional do Brasil, além de oferecer o Studio Pilates. Comprove os serviços desse profissionalç procruando o SESI mais próximo de sua cidade.