A panificação contabiliza mais de 600 mil empregos diretos, sendo 25 % da mão de obra do setor composta por jovens em seu primeiro emprego. Na Paraíba, o número de panificadoras, considerando as formais e informais, gira hoje, em torno das 2.400, número que continua a subir, conforme informações do Sindicato da Panificação e Confeitaria do Estado – SINDIPAN.
"No último período, a panificação teve um crescimento de 6,3% em matéria de consumo mas, ainda assim, estamos otimistas. Essa sensação se reflete na modernização de instalações e no aumento de pessoal”, destacou Romualdo Farias, presidente do SINDIPAN.
O Sindicato da Panificação e Confeitaria de Campina Grande, por sua vez, também é otimista quanto ao segmento. Segundo o presidente José Edivaldo de Sousa, novas ações estão sendo realizadas, a cada ano, no sentido de aumentar o consumo no setor. “Sabemos que a panificação hoje é um dos seguimentos que mais emprega e que temos um consumo satisfatório, mas queremos ter um consumo igual ou superior ao apresentado por países como a Argentina e Chile, para se ter uma idéia, no Dia do Pão, comemorado em outubro, doamos em Campina Grande, cerca de 10 mil pães, como forma de estimular o consumo”, revela.
Na Paraíba, a programação que estará comemorando o Dia da Panificação obedecerá o seguinte roteiro: em João Pessoa, a categoria comemora dia 13 de julho, às 21h30, com show de Adilson Ramos, no Versailles Recepções. Já em Campina Grande, a data será festejada dia 25, com um Jantar Dançante, no Lacosta Recepções, no Catolé.