Diagnóstico da Indústria Saudável

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 17 de dezembro de 2008

Empenhado em concretizar sua missão de promover a qualidade de vida do trabalhador e a Responsabilidade Social da Indústria, o SESI busca desenvolver ações favoráveis à saúde e bem-estar do industriário e de seus dependentes, através de inúmeras ações que desenvolve. Uma delas é o Projeto Campanha SESI Indústria Saudável, que na Paraíba já atendeu, só este ano, mais de cinco mil colaboradores de 20 empresas, na região de João Pessoa e de Campina Grande.

A iniciativa consiste em apresentar um diagnóstico das circunstâncias de saúde e estilo de vida desse trabalhador, partindo da verificação dos maiores problemas de saúde coletiva da indústria: doenças não-transmissíveis e acidentes no trabalho. Com foco nesses dois motivadores, é gerada uma campanha educativa sobre saúde e segurança do trabalho.

“A constatação do aumento do número de pessoas na indústria com hipertensão, diabetes, obesidade e fatores como o sedentarismo faz crescer a importância deste projeto. O que estamos oferecendo a empresa é um diagnóstico preciso de segurança, mostrando qual seu ponto fraco e o ponto forte, e o que o SESI pode fazer para a prevenção e melhoria da qualidade de vida do trabalhador”, explanou a Coordenadora de Saúde do SESI/PB, Fátima Aragão.

As atividades são realizadas por uma equipe multidisciplinar que compreende médico, dentista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, nutricionista e técnicos de lazer. A avaliação é iniciada com um questionário que irá identificar o estilo de vida de cada colaborador. Em seguida, ele passa pela etapa de medições de saúde, com aferições antropométricas, pressão arterial, glicemia e avaliação da saúde bucal. Por fim, tem início uma ação educativa com distribuição de material sobre as doenças não-transmissíveis e saúde bucal.

O Diagnóstico da Indústria Saudável é uma ação desenvolvida a nível nacional, sem ônus algum para as empresas. Na Paraíba, a meta, que será cumprida até 2009, é de atingir 10.197 trabalhadores.

Informações sobre o Diagnóstico da Indústria Saudável, podem ser obtidas pelo telefone: ()2101-5402.

Colaboração/Texto: Fernanda Castro.