Esta semana, industriais do setor da panificação, entre filiados e diretores dos Sindicatos da Indústria de Panificação e Confeitaria de Campina Grande e da Paraíba, Sindipan/CG e Sindipan/PB, participaram da FIPAN 2024, uma das maiores feiras do setor na América Latina, realizada em São Paulo, entre os dias 23 e 26 de julho.
Direcionada a profissionais e gestores de diversos estabelecimentos e indústrias do setor, a feira reuniu mais de 480 expositores e recebeu cerca de 58 mil visitantes de todo o país, entre profissionais, empresários e fornecedores do setor para troca de conhecimento, networking e exposição das tendências do segmento da panificação e da confeitaria.
A participação conjunta dos sindicatos fortalece a representatividade da indústria local e promove o compartilhamento de boas práticas. Durante a feira, os dirigentes tiveram a oportunidade de conhecer novidades em equipamentos, ingredientes, técnicas e gestão.
A programação inclui palestras, workshops e exposições de produtos, proporcionando aos participantes uma imersão completa no universo da panificação. A troca de experiências entre os sindicatos e a interação com outros profissionais contribuem para o crescimento do segmento e aprimoramento das práticas industriais.
A feira acontece anualmente e é reconhecida como um dos principais eventos do setor na América Latina, sendo uma oportunidade única para os representantes da indústria de panificação de Campina Grande e da Paraíba se atualizarem, estabelecerem contatos comerciais e impulsionarem o setor.
Arena do Pão - Durante a feira, foram realizados alguns eventos paralelos, como a etapa nacional da Arena do Pão, uma competição que reuniu padeiros de todo o país em provas de diversas categorias de produção de pães, premiando, com o troféu “Trigo de Ouro”, o melhor do Brasil. Dois competidores selecionados na fase regional da competição, realizada em maio, no SENAI do Distrito Industrial de Campina Grande, também participaram da etapa nacional, o padeiro e membro da diretoria do Sindipan/CG, Edivaldo da Silva, e o pernambucano, Flávio Nascimento. Ambos se destacaram, alcançando uma posição entre os oito melhores padeiros do Brasil.
Texto/Colaboração | Igor Batista