Firmada em maio, a parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT) rendeu uma edição inédita ao programa Inova Talentos. Por meio do acordo, as instituições vão realizar o Inova Talentos - IPT Open Experience, para unir empresas, que desenvolvem atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com universitários e egressos da academia. A parceria vai durar cinco anos e pretende atender até 2.450 projetos, que vão movimentar aproximadamente R$ 114 milhões.
Algumas novidades desta edição são a redução, em torno de 50%, no tempo de avaliação do projeto e seleção do bolsista; e a hipótese de absorver projetos de 6 ou 12 meses, o que viabiliza a participação de pequenas e médias empresas, que têm poucos recursos para operacionalizar os projetos. Confira essas e outras informações no portal do programa, onde o edital já está disponível.
Para o superintendente do IEL, Eduardo Vaz, ver que os jovens participantes conseguem boas oportunidades no mercado de trabalho, depois de concluir o projeto, é o mais satisfatório.
“É gratificante ver que, depois de 12 ou 24 meses, os bolsistas conquistam espaço no mercado de trabalho, se não na mesma empresa em que desenvolveram o projeto, na cadeia de suprimentos em que atuou. O número de pessoas com cultura de inovação e preparo para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, seja na indústria ou seja em outro setor, é o que nos interessa”, explicou Vaz.
O que é o Inova Talentos
Criado em 2014, o programa Inova Talentos surgiu com o objetivo de incentivar a criação de projetos de inovação nas empresas e institutos privados de pesquisa e desenvolvimento (P&D). O IEL é responsável por recrutar, selecionar e capacitar profissionais com vivência acadêmica, para levar uma nova visão e acelerar os seus projetos de inovação.
Além da parceria com o IPT, o programa Inova Talentos também possui outra vertente, desenvolvida com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), que também está com o edital aberto e aceita projetos até 2022.
Desde a criação, o programa Inova Talentos já atendeu 320 empresas, promoveu 1132 projetos e concedeu 2.239 bolsas.
Conheça outros temas: Economia, Economia Circular, Propriedade Intelectual, Licenciamento ambiental, Novo Ensino Médio, Reforma Tributária, Retomada do Crescimento