No próximo dia 29 de agosto, às 18h, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB sediará o lançamento de quatro livros da Editora Porta, que foram escritos por advogadas que integram a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ, na Paraíba.
Os livros que serão lançados são: “Arte, Emoção e Caos no Tribunal do Júri de Ariano Suassuna” e “Ariano Suassuna e o Direito: Homenagem ao Movimento Armorial”, de autoria da advogada, professora e historiadora, Ezilda Melo. “Decisão Judicial na Perspectiva de Gênero”, da advogada, Janayna Nunes, e “O Direito à Educação de Meninas e a Agenda 2030: (In)Aplicação no Afeganistão Pós-2021 como Mecanismo de Legitimação do Regime Talibã”, de autoria da advogada, Anna Carla Lopes Correia Lima. Todas as autoras fazem parte da ABMCJ.
A Editora Porta já publicou cerca de 70 livros nos últimos três anos. São obras dos mais diversos gêneros, entre acadêmicos, literários, coletâneas, sempre evidenciando temas relacionados as produções de mulheres.
Os lançamentos ocorrerão dentro da programação do evento de assinatura de Convênio de Colaboração Direito Pró-Indústria, realizado pelo presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, e a presidente nacional da ABMCJ, Dra. Manoela Gonçalves.
Na ocasião será realizada, uma palestra com a advogada e mediadora consensual, Dulce Nascimento, uma das maiores referências da área no Brasil.
Sobre os Livros
Arte, Emoção e Caos no Tribunal do Júri de Ariano Suassuna
O livro analisa a instituição do Tribunal do Júri e seus personagens do ponto de vista filosófico, jurídico e artístico. Faz parte do campo de estudo "Direito e Arte", evidenciando a importância dos cânones literários brasileiros para compreensão da cultura e do funcionamento do sistema jurídico.
Ariano Suassuna e o Direito: Homenagem ao Movimento Armorial
A obra presta uma homenagem a Ariano Suassuna, que com uma visão avançada, identificou a riqueza da identidade e da cultura do povo nordestino, e através disso, criou uma missão artística e existencial. Neste contexto, o livro ressalta a importância da obra de Ariano Suassuna para o Direito Brasileiro, estrangeirado e longe da realidade, que olha tanto para fora.
Decisão Judicial na Perspectiva de Gênero
Consiste num estudo que analisa os mecanismos de controle dos pronunciamentos judiciais discriminatórios contra as mulheres no Brasil. Durante a pesquisa a autora do livro correlacionou-se a prestação jurisdicional às estruturas de poder, à participação feminina na área jurídica e ao acesso das mulheres à Justiça para verificar os efeitos sistêmicos da inobservância à igualdade no processo decisório, bem como os possíveis instrumentos normativos a serem invocados para repreensão dos atos discriminatórios praticados contra elas.
O Direito à Educação de Meninas e a Agenda 2030: (In)Aplicação no Afeganistão Pós-2021 como Mecanismo de Legitimação do Regime Talibã
O livro tem como objetivo geral investigar os direitos aportados na Agenda 2030, com ênfase nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODSS 4 e 5, que tratam do direito à educação e da igualdade de gênero para mulheres. E ainda como eles podem viabilizar o acesso à educação como mecanismo para eliminar as disparidades de gênero e desconstruir o sexismo, a heteronormatividade e outros preconceitos e afirmar os direitos das mulheres no Afeganistão.