Compartilhar

Educação

Educação sempre foi e sempre será o principal pilar do desenvolvimento

Por Francisco Gadelha - Publicado 25 de fevereiro de 2022


O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Na atualidade, não há mais espaço para o que é obsoleto e profissionais imotos que estejam presos ao passado, às ideias conservadoras, sem utilizar a bússola do futuro, tão necessária para o avanço industrial. 

Juntos, empresários e colaboradores, precisam olhar na mesma direção e unir ideais que promovam transformações significativas, inovações impactantes e assim possam contribuir para o desenvolvimento da indústria. 

A educação tem um papel relevante nesse cenário atual. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI com uma história quase centenária de referência na área de educação profissional, tem formado e capacitado milhares de jovens e trabalhadores para o setor industrial, desenvolvendo neles uma percepção empreendedora e visionária do mercado de trabalho. Com estruturas modernas, equipamentos tecnológicos e ambientes criativos, o formato das escolas do SENAI possibilita que ele seja sempre uma instituição de excelência. Estamos em todo o tempo nos antecipando às necessidades da indústria, gerando resultados e soluções eficientes para tornar a nossa indústria mais competitiva. 

Em 2022, as escolas do SENAI no estado terão presença ainda mais forte junto à indústria. Ampliaremos a escola têxtil de João Pessoa instalada no Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção, cuja estrutura será ampliada com a chegada de um filatório para cinco tipos de fios. 

Desta forma, nossos alunos, futuros profissionais da indústria, são preparados para se tornarem bens intangíveis das empresas, capazes de atender ao mundo do trabalho com excelência, sobretudo, nas áreas tecnológicas, das ciências e das engenharias. 

A educação sempre foi e sempre será um dos pilares mais importantes do desenvolvimento. É através da educação que formamos cidadãos críticos, criativos, inovadores. Nesse contexto, o ensino técnico profissional vem sendo cada vez mais enaltecido pela bagagem de informações e conhecimentos que agregam valor imensurável a um profissional. Das áreas administrativas ao chão de fábrica, um técnico bem preparado pode fazer toda a diferença. É desse profissional que a indústria precisa. Aquele que vai buscar transformar, inovar, desempenhar a sua função com a responsabilidade de quem aspira colaborar e estar à frente do seu tempo. 

Otimismo nunca é demais quando buscamos crescer. Mas para chegar onde almejamos, precisamos criar uma sinergia entre as forças operantes, utilizando todas as ferramentas disponíveis e a principal delas é a educação. 

 

*Francisco de Assis Benevides Gadelha é engenheiro civil por formação, empresário, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP e vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 


REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência de Notícias da FIEP podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente.

 

Outras Notícias