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Paraíba Educação

‘Eles ficaram impressionados em poder construir o braço de um robô’: pais relatam experiências dos filhos no curso de Robótica das Férias

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 19 de janeiro de 2022

Curso oferecido pela Escola SESI da Paraíba teve duração de duas semanas.


João Vitor, 9, filho de Robinson Olandino, aprendendo sobre montagem de peças. (Foto: Escola SESI de Campina Grande)

As férias geralmente são associadas ao desligamento das atividades que, de certa forma, geram responsabilidades. Nos adultos o trabalho, e nas crianças a escola. Porém, muitos pais veem em cursos e atividades promovidas durante esse período uma oportunidade que vai além de apenas preencher o tempo ocioso do filho, mas também desenvolver nele habilidades cognitivas e intelectuais que podem ajudá-lo durante o seu processo de aprendizagem. Por isso, aproveitando que a robótica é uma área que está em expansão, sobretudo na educação, a Escola SESI da Paraíba promoveu, nas cidades de Patos e Campina Grande, no mês de janeiro, um curso de Robótica de férias de duas semanas direcionado a crianças de 4 a 12 anos. 

Para Herta Riama, jornalista, mãe de dois meninos, o período de férias é um momento para agregar, na rotina das crianças, algo que integre seu aprendizado do dia a dia. “Eu penso que se você consegue agregar, nas férias, algo que as crianças aprendam, elas só têm a ganhar. Por isso acredito que matricular elas em cursos e atividades que desenvolvam a parte cognitiva, a parte motora e a parte intelectual, mesmo sendo um período de férias, só vem a acrescentar para o desenvolvimento das crianças”, afirmou.

Ela matriculou seus dois filhos, de 4 e 6 anos, no curso de Robótica de férias da Escola SESI na cidade de Patos e o que a fez tomar essa decisão foi a estrutura proporcionada pela escola, que garante uma experiência de aprendizado ainda mais completa. “Quando eu vi uma oportunidade dos meus filhos fazerem aula de robótica na escola do SESI, corri atrás para saber informações sobre o curso. O que me chamou a atenção foi a estrutura, que estrutura fantástica tem o SESI de Patos. Aquela estrutura de Robótica, até eu que sou adulta fico encantada quando entro ali. Além disso, as professoras são muito delicadas e muito atenciosas. Da porta de entrada até a sala de aula é tudo muito organizado e isso deixa qualquer pai, qualquer mãe muito feliz”, comentou.

Assim como Herta, o advogado, Robinson Olandino, matriculou o seu filho de 9 anos no curso, em Campina Grande. Para ele foi uma oportunidade de unir a vontade da criança de montar pequenos robôs e mexer com esse universo da Robótica, com a possibilidade de aprendizagem que a Escola SESI oferece. “O que me chamou a atenção para matricular foi a estrutura, o laboratório e também a organização. Nós ficamos encantados pela estrutura e pela organização. Foram os incentivos para matricular ele lá no SESI”, comentou. 

Bernardo, 6, e João Pedro, 4, filhos de Herta Riama, durante aula do curso de Robótica. das férias (Foto: Escola SESI de Patos)

A escola de Robótica do SESI tem o intuito de expandir a robótica educacional estimulando o desenvolvimento de habilidades e aproximando as crianças desse universo, proporcionando assim o aperfeiçoamento de habilidades criativas. As aulas são baseadas numa metodologia de ensino fundamentada na cultura maker e no design thinking, estimulando o aprendizado por meio do fazer e através da programação de robôs e montagem de projetos tecnológicos. 

Com o desenvolvimento das tecnologias e sua aplicação na educação, tem sido cada vez mais comum o surgimento de metodologias baseadas no uso dessas ferramentas. A Robótica educacional surge nesse sentido, trazendo para o ensino transformações significativas no processo de aprendizagem, formando alunos mais ágeis e dinâmicos, além de fazer com que eles sejam os protagonistas do seu próprio aprendizado.

“Notei que ele está mais participativo nas coisas”, afirmou Robinson sobre o filho, após as duas semanas de aula. “A minha expectativa é que, com o final do curso, ele tenha alguma noção de montagem, de como funciona montar um robozinho ou um projeto, e que ele veja que é necessário estudar e ler mais. Então a minha expectativa é que ele se desenvolva nesse aspecto, para poder, no futuro, atuar nessa área”, completou.

Herta também comenta que percebe seus filhos entusiasmados e com muita vontade em participar das aulas. “Quando eu digo, ‘amanhã é dia de aula de robótica’ pode acontecer qualquer coisa, que eles vão estar de prontidão para ir”, relatou a jornalista. “Eles ficaram impressionados com o fato de poder construir o braço de um robô e no outro dia um carrinho. Tudo que fazem, eles chegam contando, se sentem motivados a participar da aula e eu fico muito feliz”, completou. 


“Espero que eu possa ter plantado a sementinha neles e, junto com o SESI, conseguido despertar ainda mais e que isso possa desenvolver, não só nos meus filhos, mas em todas as crianças que estão participando.” - Herta Riama


Ambos os pais se mostram satisfeitos com os resultados do curso de Robótica de férias da Escola SESI, e enxergam a robótica educacional como um método eficaz e moderno, capaz de trazer para as crianças uma aprendizagem de qualidade. Robinson Olandino afirma que tem a intenção continuar colocando o filho em cursos de férias dessa área e pretende, inclusive, matriculá-lo na Escola de Robótica do SESI, porque “é uma área em constante desenvolvimento e que acaba adentrando em outras áreas”.

“A gente tem que parar de pensar naquele padrão de educação muito convencional. Eu entendo que é um processo, mas se nós pudermos trazer essa novidade em tudo que está acontecendo, acredito que a gente vai ter muito mais resultados e vamos ser uma geração muito mais atenta pra tudo que está acontecendo agora. Então eu penso em continuar justamente por conta dessa proposta, desse diferencial, desse encantamento que despertou nos meninos”, confirmou Herta.

Para mais informações sobre a Escola SESI e a Escola de Robótica acesse www.escolasesipb.com.br.


Texto/Colaboração: Igor Batista

 

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