Em último painel, o ECA 21 debate a Importância das Pesquisas contra Exploração Sexual

Por Valter Barbosa - Brasília/DF - Publicado 14 de julho de 2011

No último painel do dia, o ECA21 debateu a Importância das Pesquisas no Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - ESCA. Tendo a mesa a Coordenadora do Programa Nacional Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes/SDH, Leila Paiva, a representante da VIOLES/SER/UnB, Fátima Leal e o membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos e Instrutor de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal, Fabrício Rosa.

Fabrício Rosa afirmou que há cerca de 10 anos, a Polícia Rodoviária Federal vem trabalhando contra a exploração sexual. “Sabemos do desafio que enfrentamos mas, conviver com essa drástica realidade em nosso dia-a-dia é muito desafiador e por isso buscamos contribuir na busca de soluções do problema. Assim sendo, a PRF fez um mapeamento dos pontos mais vulneráveis a exploração sexual no Brasil. Isto tem contribuído de maneira positiva no combate a este crime", disse.

Por sua vez, Fátima Leal falou das dificuldades da pesquisa mas, que fale a pena. “É muito difícil cruzar os dados científicos com a realidade. Nós temos uma realidade no campo da academia e no campo da instituição temos uma empiria. Como forma de amenizar este fato, além dos dados, buscamos também narradores de história de vida, que nos levam aos resultados justificáveis. A Copa do Mundo e as Olimpíadas vêm aí e o Brasil precisa conhecer mais para combater este o mal provocado pela Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – ESCA”, destacou.

"É preciso que se valorize a instância da pesquisa porque quando os resultados absolutos trazem ganhos para todos, inclusive com gastos desnecessários em busca de respostas que chegam satisfatoriamente, através da pesquisa", Leila Paiva concluiu.

A penúltima programação do Seminário ECA 21, acontece na manhã desta sexta-feira, com as oficinas para os Gestores Estaduais/Municipais do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e também com os Coordenadores do Vira Vida e Responsáveis pelas Áreas de Saúde, Educação Esporte e Lazer do Sistema "S".

A apresentação dos Resultados do Seminário será a última atividade, e contará com a participação do Presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli.