Empresa paraibana representará o NE no PSQT

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 03 de outubro de 2008

Depois da conquista do primeiro lugar, na Paraíba do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho 2008/PSQT - Categoria Média Empresa – a Rava Embalagens, empresa de Cabedelo comemora o título de representante do Nordeste na Etapa Nacional do Prêmio.

No Estado, sete empresas foram premiadas, este ano, por valorizarem os empregados. Grupos de grande, médio, pequeno e microporte receberam troféus e certificados durante a solenidade no Teatro Armando Monteiro Neto, do Serviço Social da Indústria (Sesi), em João Pessoa

De acordo com a superintendente do Serviço Social da Indústria, Lúcia Macedo, a premiação tem por objetivo incentivar as empresas a investirem na humanização das relações entre funcionários e empregadores. Em 2008, 66 empreendimentos participaram do concurso que está na 13ª edição. Houve um aumento de 30% no número de inscrições na comparação com a edição de 2007. “Quando os funcionários se sentem valorizados, eles trabalham melhor. Com isso, o lucro das empresas aumenta, gerando emprego e renda para todos os setores do empreendimento. Para chegar ao resultado, levamos em consideração itens de avaliação como gestão de pessoas, educação, saúde, qualidade de vida e segurança no exercício da função na empresa”, explicou Lúcia Macedo.
PRÊMIO - Criado em 1996, o Prêmio SESI Qualidade no Trabalho tem o objetivo de estimular a responsabilidade social empresarial da indústria brasileira, despertando os colaboradores e empregadores para o exercício da ética e da transparência nas relações de trabalho, tendo em vista a convivência harmoniosa, contribuindo ainda para o fortalecimento do setor industrial e para o desenvolvimento sustentável do país.
Além de premiadas, as empresas vencedoras, no âmbito nacional, ganham uma medalha da Ordem do Mérito do Trabalho, concedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Aberto a indústrias contribuintes do Serviço Social da Indústria (SESI) ou optantes pelo Simples, o PSQT é composto por três fases: Estadual, Regional e Nacional

Pioneiro no setor, o Prêmio tem o orgulho de destacar o esforço das indústrias que investem em práticas diferenciadas de gestão e na valorização dos seus colaboradores. É o reconhecimento público das iniciativas de investimento no capital social e humano, que acabam rendendo à indústria aumento de produtividade e de competitividade no mercado.

As ações são analisadas por meio de quatro critérios de avaliação: Sistema de gestão de pessoas; Educação e desenvolvimento; Qualidade de vida e Desenvolvimento socioambiental.

Segundo a Coordenadora de Articulação Social do SESI Paraíba, Conceição Azevedo “O PSQT é de fundamental importância para as empresas, uma vez que esta se beneficia com as oportunidades de melhorias para o trabalho diário, beneficiando, assim, os seus colaboradores.”