Empresário da indústria começa 2008 mais confiante

Por Agência CNI - Publicado 25 de janeiro de 2008

O empresário da indústria inicia 2008 mais confiante do que esteve em todo o ano passado, informa o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), pesquisa trimestral de opinião divulgada nesta sexta-feira, 25/01, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a pesquisa, o índice passou de 60,4 pontos em outubro do ano passado para 61,8 pontos neste mês. Ao longo de 2007, o índice ficou sempre ao redor dos 60 pontos.

De acordo com a pesquisa da CNI, o crescimento se deve principalmente ao otimismo registrado entre os empresários de pequeno porte. A confiança entre as empresas desse porte, que está em 61,1 pontos, cresce desde abril do ano passado. O índice também teve evolução positiva entre as indústrias de médio porte, tendo passado de 59,5 pontos em outubro de 2007 para 61,7 pontos neste mês. Entre as grandes, o índice de confiança variou de 62,2 pontos em outubro para 62,4 pontos neste início de ano.

Segundo os técnicos da CNI, "ainda que parte deste crescimento deva ser atribuída a um efeito sazonal - a avaliação dos empresários é positivamente influenciada pelas perspectivas otimistas com o novo ano – o índice denota aumento de confiança na comparação com todo o ano de 2007".

A amostra da pesquisa é de 745 empresas de pequeno porte, 423 de médio porte e 226 grandes empresas. Os dados fora coletados entre os dias 2 e 22 deste mês.