Empresários debatem, na FIEP, Relações do Trabalho

Por Valter Barbosa/ Wênio Tavares - CG/PB - Publicado 20 de setembro de 2010

Como parte integrante do Projeto de Capacitação de Lideranças o Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA realizou no último dia 16, na FIEP, mais um módulo temático. Sob a orientação de um consultor da CNI vários presidentes de sindicatos patronais da indústria debateram sobre “Relações do Trabalho”, assunto primordial às atividades empresariais.

Finalizando mais uma etapa do Projeto de Capacitação de Lideranças Empresariais Sindicais, a explanação sobre a temática abordou pontos como o histórico da legislação, a necessidade de modernização, as etapas do processo de defesa de interesses e o papel do sindicato nesse contexto, entre outros.

O consultor da CNI, Klaus Stenius explicou a importância de se debater o assunto. “Relações do trabalho é um assunto visto por muitos como delicado. No entanto, se faz necessário desmistificar esse posicionamento e refletir que empresário e colaborador podem sim ter um relacionamento harmonioso, de maneira que ambas as partes usem sempre o bom. A ligação entre relações do trabalho e conflitos é algo que não se pode relacionar à atualidade. Esse contexto é algo ultrapassado”, afirma o consultor da CNI.

De acordo com o Departamento de Assistência aos Sindicatos da FIEP (DAS), no próximo mês, serão realizados mais dois módulos temáticos, encerrando assim, a essa série de Cursos de Capacitação Sindical em 2010. O próximo módulo, portanto, já tem data definida, dia 20/10 e abordará o tema “Meio ambiente”. E, fechando no dia 28/10 com o módulo “Política Tributária”.