Paraíba

Empresários paraibanos apresentam móveis inspirados na cultura nordestina em Salão de Milão

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 08 de junho de 2022

As peças estão expostas até o próximo dia 12 de junho, na exposição “Design Transforma”, e faz parte do Fuorisaloni, evento que ocorre em conjunto com o Salão de Móveis e a Semana de Design de Milão.

Uma linha de móveis inspirada no relevo e cores do cariri paraibano, com peças revestidas de algodão orgânico colorido, produto característico do Estado. Os produtos foram desenvolvidos pela empresa Officina Móveis Planejados, da cidade de João Pessoa, e levam a assinatura do designer brasiliense Marcelo Bilac.

A programação tem como foco a “sustentabilidade e consciência ambiental na produção de móveis” e reúne mais de 2.000 expositores de 30 países.

Para desenvolver as peças a empresa paraibana contou com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário -  ABIMÓVEL e da ApexBrasil.

“Somos uma indústria nordestina, e as nossas características e as do nosso povo, toda a nossa regionalidade trouxemos para dentro desse projeto, e ver que conseguimos levar isso lá pra fora, no cenário internacional, trazendo também para o contexto da brasilidade, que precisava ser inserida dentro desse projeto é motivo de muito orgulho”, comentou Soni Cassiano, sócia-diretora da OFFICINA.

Entre as peças desenvolvidas pela Officina Móveis planejados está uma poltrona (denominada baixa o facho), da linha CA-RI-RI, um gaveteiro e um rack ( intitulados São João) ambos da linha CO-BO-GO.

A linha Co-BO-GO é baseada nas paredes vazadas que surgiram no Nordeste no final dos anos 1920, com o objetivo de permitir a entrada de luz e ar nas casas. Já a CA-RI-RI é inspirada no Lajedo do Pai Mateus.

“Nós nos sentimos desafiados a representar nossa regionalidade nordestina dentro desse mobiliário que seria desenvolvido e ficamos encantados com o trabalho que o Marcelo Billac conseguiu desenvolver. Nós não imaginávamos que a nossa cultura, a nossa história, o nosso regionalismo fosse possível ser traduzido num mobiliário de alto padrão”, comentou Adeilton Pereira, proprietário da Officina Móveis projetados.

Atualmente, o Brasil é o 6º maior produtor mundial de móveis, com cerca 18,5 mil empresas no país e 273,3 mil empregos. Em 2021, segundo o ComexStat, as exportações brasileiras de móveis e suas partes atingiram US$ 1,04 bilhão, representando 0,7% das exportações da indústria de transformação brasileira.