No período de 04 a 06 de dezembro, o engenheiro de Segurança do Trabalho do SESI Distrito Industrial de Campina Grande, Felix Gustavo de Andrade vai apresentar um artigo científico durante a 25ª edição do Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho, e do Fórum Lusófono de Engenharia, Segurança e Saúde no Trabalho, em Santa Catarina.
O trabalho “Aplicação e Importância do Projeto Esocial: Riscos Ambientais em Marmorarias” foi desenvolvido por Felix, e mostra a aplicação e a importância do programa eSocial na cadeia produtiva em empresas de pequeno porte da Construção Civil, e tem como referência os riscos ambientais identificados nas marmorarias do sertão paraibano.
A partir de um levantamento realizado pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, foi identificado que os trabalhadores das marmorarias executam as atividades expostos ao ruído e a agentes químicos, realidade que reforça a necessidade de um monitoramento sistêmico do ambiente de trabalho, para que as empresas se adequem a legislação vigente e evitem penalidades judiciais, envolvendo a esfera trabalhista.
Com o intuito de apoiar as indústrias da Paraíba, o SESI – PB vem aplicando uma metodologia exclusiva e ferramentas inovadoras que não só automatizam os processos de SST, mas permitem a gestão integrada de saúde e segurança no trabalho. Um modelo que pode ser replicado para outras empresas.
O trabalho será apresentado a centenas de profissionais, que participarão do evento promovido pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho – ANEST. O CONEST é considerado o maior e mais expressivo evento da Engenharia de Segurança do Trabalho do Brasil, reunindo profissionais, empresas públicas e privadas, acadêmicos e especialistas nacionais e estrangeiros para discussões dos mais variados e contemporâneos temas da segurança e saúde no trabalho.
Informações adicionais sobre a metodologia desenvolvida pelo SESI, podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-8282.