Compartilhar

Paraíba

Equipe do SENAI da cidade de Sousa participa de evento voltado à Cultura Digital

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 11 de maio de 2022

O objetivo Projeto Cultura Digital é impulsionar e dar sustentação ao processo de transformação digital nas escolas do SENAI.


A Paraíba, o estado de Santa Catarina e o Distrito Federal foram escolhidos pelo Departamento Nacional do SENAI, para a implantação de forma pioneira do Projeto Cultura Digital. E na última quinta-feira, 05/05, um grupo de colaboradores do SENAI Miriam Benevides Gadelha, na cidade de Sousa, participou de um Workshop de Cultura Digital, conduzido por Sinara Sant'Anna Celistre, que é gestora do Projeto Cultura Digital do SENAI Nacional.

“A cultura é uma produção humana, constituída por crenças e costumes. Por isso, para construirmos uma nova cultura escolar, no contexto da transformação digital, precisamos investir cada vez mais nas pessoas. Princípios e normas descritos em documentos não determinam a cultura de uma instituição, o que a define, de fato, são os valores, regras e papéis compartilhados espontaneamente no cotidiano escolar”, ressaltou Sinara Celistre, gestora nacional do Projeto.

A proposta do evento foi incorporar a aculturação digital estratégica no âmbito escolar das unidades da instituição. Participaram do Workshop, instrutores, coordenador administrativo, secretária escolar, bibliotecária, e analista de TI que atuam na unidade da instituição na cidade de Sousa.

Na ocasião, os participantes desenvolveram propostas em equipe envolvendo o Design da Cultura Escolar, analisaram o Design, e fizeram exposição interativa, apontando as evidências da Transformação Digital no âmbito escolar.

Na Paraíba, o projeto é coordenado por Michelle Nogueira, que comentou a amplitude da iniciativa. 

“Quando falamos em Transformação Digital, a tecnologia vem logo no nosso pensamento, mas o digital é muito mais que isso. É necessário desenvolver o mindset digital, compreender as dimensões da tecnologia, cultura e processos de forma conectada. A nossa forma de pensar e agir determinará a velocidade da transformação, dessa forma, podemos entender que o digital está muito mais relacionado a pessoas”, comentou Michelle Nogueira, coordenadora de Educação Profissional. 

O objetivo Projeto Cultura Digital é impulsionar e dar sustentação ao processo de transformação digital nas escolas do SENAI, alinhando Alinhando mindset digital entre lideranças e colaboradores da instituição, e com isso possibilite a transformação digital nos processos e práticas educacionais. A ideia é que ele seja ampliado futuramente para mais 07 departamentos regionais do SENAI.

“A escolha da Paraíba pelo departamento nacional do SENAI para iniciar esse projeto de cultura digital, só demonstra o quanto temos investido em tecnologias para aprimorar a qualidade do ensino em nossas escolas, e acaba sendo um reconhecimento ao nível de excelência da Educação Profissional oferecida por nós, que seremos referência na implantação dessa iniciativa, que irá revolucionar o processo de ensino/aprendizagem nos departamentos regionais da instituição”, ressaltou Francisco Gadelha, presidente da FIEP.

Outras Notícias