Paraíba

Equipe do SENAI PB participa do ImagineLand e divulga a WorldSkills na programação

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 02 de agosto de 2023

Evento aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa

A maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills ganhou espaço importante em um dos maiores festivais de cultura pop do mundo, o ImagineLand. A programação realizada no Centro de Convenções, em João Pessoa, entre os dias 28 e 30 de julho, reuniu múltiplas atrações para os fãs de séries, cinema, animação japonesa, música, games, histórias em quadrinhos, k-pop e cosplay.

E foi neste ambiente que o Coordenador da Olimpíada do Conhecimento, na Paraíba, Thiego Brandão realizou durante três dias, uma ampla divulgação da WorldSkills, ressaltando os aspectos que a competição estimula nos alunos, como o desenvolvimento profissional e pessoal, e de habilidades excepcionais que colaboram para a conquista de melhores colocações no mercado.

“Nossa participação reforça que estamos desempenhando um papel de elevação dos padrões de excelência profissional, inspirando jovens a desenvolverem suas habilidades e a buscar qualificação em suas áreas, enquanto impulsionamos a inovação e o progresso em diversos setores industriais”, ressaltou Thiego Brandão.

Durante o ImagineLand, dois alunos do SENAI do Distrito Industrial de João Pessoa, que integram o time da ocupação de Tecnologia Web (Michel Ferreira e Renan Vieira), e os instrutores Elder Oliveira do curso de Gestão, e Michel do curso de Tecnologia da Informação tiveram a oportunidade de participar da Copa de Empreendedorismo.

A Copa foi um espaço para que representantes de startups e empresas pudessem criar e aperfeiçoar ideias reduzindo os riscos de problemas do cotidiano, identificados com o apoio da ferramenta XSkill.

A equipe do SENAI PB ficou em 4º lugar geral entre 6 equipes, na Copa de Empreendedorismo. O resultado foi alcançado diante da eficiência apresentada pelos integrantes da equipe, em relação à gestão da empresa simulada que foi criada por eles. Além da conquista, participar da Copa de Empreendedorismo proporcionou o desenvolvimento de habilidades aos alunos.

“Em um evento como esse, a competição contribuiu bastante para o desenvolvimento das minhas softskills. Em específico, o trabalho em equipe, a concentração, a atenção e habilidades matemáticas”, afirmou Renan Vieira.

João Pessoa sediará WorldSkills Brasil

Entre os dias 25 e 29 de setembro deste ano, a Paraíba vai ser sede da WorldSkills Brasil - Seletiva Nacional 2023. Uma competição internacional, que reunirá no Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, do SENAI em João Pessoa, cerca de 10 mil pessoas, entre estudantes, industriários e visitantes.

A seletiva WorldSkills é uma competição de habilidades técnicas que ocorre em nível nacional em diversos países, com o objetivo de selecionar os melhores profissionais em suas áreas de atuação para representar o país na competição internacional, a WorldSkills Competition. Nesta edição, João Pessoa sediará seletivas das seguintes ocupações: #12 - Aplicação de revestimento cerâmico, #18 - Instalações Elétricas Prediais, e #21 - Sistemas drywall e estucagem.

As competições acontecerão em diversos espaços do SENAI da capital, como auditórios, quadras poliesportivas, na oficina de mecânica de automóveis e no SENAI Lab, espaço destinado para práticas da cultura maker, e que será utilizado para o desenvolvimento de soluções para os desafios propostos.