Compartilhar

Paraíba

Escolas SESI realizam Mostra de Iniciação Científica com o tema "Ciência e Educação Disruptiva: Onde o Futuro se Encontra

Por Assessoria de Imprensa - Publicado 17 de outubro de 2024

A MIC destaca a importância de preparar as futuras gerações para enfrentar os desafios do século 21 através de projetos que integram ciência, tecnologia e sustentabilidade


As Escolas SESI de Campina Grande, João Pessoa, Sousa e Patos promovem nos dias 18 e 19 de outubro a Mostra de Iniciação Científica (MIC 2024), um evento que explora a interseção entre inovação científica e educação transformadora. Com o tema "Ciência e Educação Disruptiva: Onde o Futuro se Encontra", a MIC destaca a importância de preparar as futuras gerações para enfrentar os desafios do século 21 através de projetos que integram ciência, tecnologia e sustentabilidade.

Programação Diversificada e Atividades Interativas

Em Campina Grande, o evento contará com comunicações orais de alunos que apresentarão seus projetos científicos, focados em temas como criatividade, empreendedorismo, tecnologia verde, ciência de dados, inclusão social e sustentabilidade. Além das apresentações, os participantes poderão se envolver em minicursos práticos que vão desde o cuidado com a saúde emocional, até o desenvolvimento de competências tecnológicas como a Modelagem e Simulação 3D no Contexto da Engenharia Aeroespacial.

Na unidade de João Pessoa, o destaque vai para os minicursos focados em temas relevantes e contemporâneos, como "Desvendando a Pseudociência – Mitos e Perigos", promovido pelo Laboratório de Iniciação Científica, e "Biossegurança e Controle Sustentável de Escorpiões", conduzido pela UFPB. Além disso, haverá a Oficina de Produção de Sabão Sustentável, organizada pela ECOCLEAN/UFPB, e uma introdução prática ao mundo da programação, facilitada pelo Laboratório de Robótica da escola.

A Escola SESI Patos terá uma programação rica e diversificada, promovendo uma série de projetos inovadores que abrangem importantes temas sociais e ambientais. Entre os projetos em destaque, o VisionLink se destaca como um dispositivo inclusivo para pessoas com deficiência visual, utilizando tecnologia assistiva para promover acessibilidade e a inclusão. Na área da saúde, o OncoSaúde apresenta uma ferramenta de suporte emocional e informacional para pacientes com câncer e suas famílias, demonstrando o impacto positivo da ciência na qualidade de vida. O AloeSkin cria um curativo biodegradável com bioplásticos e extratos naturais, oferecendo uma solução sustentável e inovadora para a medicina. Por fim, o LEGOSCAN emprega inteligência artificial para monitorar o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em ambientes industriais, aumentando a segurança e alinhando-se às demandas da indústria 4.0. Ao todo, 51 projetos serão apresentados na Escola Sesi Patos.

Incentivo à Ciência e Tecnologia com Impacto Social

A Mostra de Iniciação Científica das Escolas SESI busca fortalecer o letramento científico entre os jovens, estimulando o pensamento crítico e o protagonismo estudantil. O evento proporciona aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de forma prática, contribuindo para a construção de soluções inovadoras em áreas como a saúde, inclusão social e tecnologia. A inclusão é um dos pilares centrais do evento, com destaque para projetos que promovem a equidade, como o foco em inclusão social e esportiva, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Outras Notícias