Compartilhar

Expectativa positiva de emprego e renda mantém consumo em alta, diz CNI

Por Portal da Indústria - Publicado 16 de julho de 2007

A melhora da expectativa de crescimento da renda própria e a maior segurança no emprego são os dois

A melhora da expectativa de crescimento da renda própria e a maior segurança no emprego são os dois fatores que devem manter em alta o consumo do brasileiro nos próximos meses, segundo a sondagem de opinião Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada no último dia 13. A pesquisa foi feita a partir de entrevistas conduzidas pelo Ibope com 2.002 eleitores, em 140 municípios de todo o país, entre os dias 28 de junho e 1º deste mês.

O medo de perder o emprego diminuiu, de acordo com a pesquisa. O indicador melhorou 2,2%, tendo passado de 100,6 pontos em abril para 102,8 pontos nesta edição do INEC (por força de construção do índice, variações positivas indicam mais confiança na manutenção do emprego). Na comparação com igual período de 2006, o indicador melhorou 4,5%. Hoje, ele está 9% melhor do que a média histórica para o mês.

Já a expectativa de desemprego (percepção quanto ao nível de desemprego na sociedade) caiu 1,6% na atual sondagem ante a de abril, mas cresceu 0,3% em relação à de julho do ano passado. Ela se manteve acima da média histórica para o mês, mostrando otimismo do consumidor sobre a abertura de vagas no mercado de trabalho.

A expectativa de renda cresceu em todos os parâmetros. No indicador que mede a percepção sobre a renda própria, a alta foi de 2,2% em relação à pesquisa de abril e de 4,5% ante a de igual mês do ano passado. Este indicador passou de 107,6 pontos no fim do primeiro trimestre do ano para 110 pontos na atual sondagem. O índice está 6% acima da média histórica para meses de julho.

A percepção sobre a renda geral (massa de salários) cresceu 0,5% sobre o trimestre anterior e 1% ante igual período do ano passado. O indicador está em 109,1 pontos, mesmo nível do primeiro trimestre do ano passado.

O indicador que mede a expectativa de compras para o trimestre por vir cresceu 1% ante a pesquisa anterior, tendo ficado em 100,5 pontos. Apesar de ter caído 2% em relação a igual período do ano passado, se manteve acima da media histórica para meses de julho.

Outras Notícias