Paraíba

FIEP assina convênio com o TJPB e o MPT para capacitar jovens que cumprem medidas socioeducativas na PB

Por Assessoria de Comunicação com ASCOM TJPB - Publicado 15 de fevereiro de 2022

Através da formalização do convênio, serão ofertados pelo SENAI 80 vagas, distribuídas nos cursos de manutenção de veículos elétricos híbridos (16 vagas), manutenção de motocicletas (16 vagas), costureiro industrial em tecido plano (16 vagas), padeiro (16 vagas), e confeiteiro (16 vagas).

Nesta segunda-feira, 14/02, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco Gadelha, assinou um convênio com o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, e com a procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Andressa Alves Lucena Ribeiro Coutinho, que vai possibilitar que 80 jovens em cumprimento de medidas socioeducativas sejam capacitados em cursos oferecidos pelo SENAI, nas mais diversas áreas profissionais.

A assinatura do convênio aconteceu na sede do Tribunal de Justiça da Paraíba, em João Pessoa, e contou com a participação do diretor regional do SENAI, Euler de Souza Sales e do gerente executivo de Educação Profissional da instituição, Janildo Sales.

Através da formalização do convênio, serão ofertados pelo SENAI, os cursos de manutenção de veículos elétricos híbridos (16 vagas), manutenção de motocicletas (16 vagas), costureiro industrial em tecido plano (16 vagas), padeiro (16 vagas), e confeiteiro (16 vagas).

Os cursos tiveram inicio nesta segunda-feira (14), e estão sendo oferecidos pelo Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, do SENAI, que fica localizado no Distrito Industrial em João Pessoa.

O presidente da Federação das Indústrias falou da satisfação de assinar um convênio com o judiciário paraibano. "Quando assinamos um convênio com o Tribunal de Justiça da Paraíba isso realmente dignifica o nome do próprio Senai. Esse é um momento importante para nós que fazemos o Sistema S", afirmou o presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha.

O diretor regional do SENAI da Paraíba, Euler Sales, falou da amplitude do convênio. “Iniciamos um novo ciclo de cursos de qualificação profissional com o objetivo de gerar trabalho, emprego e renda para jovens e adultos. A parceria entre SENAI PB, MPT 13º Região e TJ PB vem transformando a vida de jovens e adultos em nosso estado, resgatando a cidadania e a autoestima dessa população mais vulnerável, portanto, juntos estamos contribuindo como agentes transformadores da sociedade”, disse.

Já o presidente do TJPB falou das parcerias que o Tribunal tem firmado para reduzir o desemprego, principalmente entre os jovens, e ressaltou a importância do convênio com o SENAI. "As nossas ações devem estar voltadas para, pelo menos, diminuir esse problema. Nós não somos Executivo, mas podemos dar uma contribuição efetiva. O Judiciário enquanto poder tem que agir dessa forma. Todas as entidades do Sistema S têm a visão de ajudar as pessoas, então para nós é muito importante essa parceria, de muito proveito, sobretudo com o olhar atento do Ministério Público", ressaltou o desembargador.

A Procuradora Chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Andressa Alves, disse que a instituição tem como premissa reverter em prol da sociedade os recursos que são obtidos por meio das ações judiciais e dos termos de ajustamento de conduta. Sobre o convênio, ela disse que “o mais importante não é o quantitativo de alunos capacitados que vão ingressar no mercado de trabalho, mas o ingresso qualitativo. Por isso que é de grande importância um termo de cooperação como esse", pontuou.

Fotos/Créditos: ASCOM TJPB