FIEP comemora o Dia da Indústria

Por Valter Barbosa e Wenio Tavares - Publicado 25 de maio de 2010

Neste dia 25 a indústria brasileira está em festa. E, como não podia ser diferente, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP comemora a data com uma programação especial, que conta a com presença de industriais, artistas regionais, entre outros representantes da sociedade paraibana.

Com início previsto para logo mais, às 20h, a programação volta-se ao reconhecimento do importante papel da indústria, segmento mais representativo na economia paraibana e principal gerador de emprego e renda no Brasil. “Esse dia é um momento de comemorar e destacar o motor da economia. A indústria na realidade é o único setor que não é deficitário na Paraíba. Ao contrário, o setor industrial apresenta um superávit na balança comercial de cerca de 5 bilhões anuais. Por isso é um momento de celebrar a indústria”, disse o Presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha.

Um dos destaques da programação será a inauguração do Centro de Convívio e Convenção da Indústria - CCCI. Projetado e assinado pelo arquiteto Cydno da Silveira, também responsável pelo projeto do prédio sede da Federação, o novo espaço acomodará 1.500 convidados sentados e 200 estandes. A princípio, será inaugurado apenas a primeira etapa. Ou seja, somente o ambiente que corresponde ao salão de eventos. No entanto, de acordo com o projeto, a expectativa é que, até o fim deste ano, toda a estrutura logística, composta por cozinha, sala para garçons e palco permanente, esteja totalmente concluída. A construção do CCCI não altera em nada, a atual arquitetura do prédio sede da FIEP, vindo apenas a complementar a já existente, assim como atender ao aumento da demanda por espaços, cada vez mais funcionais, para a realização de eventos na Paraíba.

A Federação já possui dois auditórios, sendo um com 400 e outro com 80 lugares, além de restaurante panorâmico para 300 convidados. Contudo, a necessidade de comportar a realização de eventos maiores, levou ao surgimento do CCCI. “Nos auditórios da FIEP se realizam o maior número de eventos do Estado, entretanto, o CCCI é de grande importância, por estar localizado numa cidade próxima, ao sertão, assim como ao litoral do estado, fatores determinantes para a realização da maioria dos eventos”, revela Buega Gadelha.

Por decisão unânime da diretoria da FIEP, em reunião, o CCCI levará o nome do presidente da FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha.

Incentivo Cultural - Com o apoio do Serviço Social da Indústria - SESI, através do programa Arte, Cultura e Tradição da Paraíba, também terá lugar esta noite a 2º edição do Troféu Gonzagão, que vem abrilhantar o evento, comemorativo ao Dia da Indústria. O Troféu Gonzagão celebra nossas tradições culturais através do Forró.

Este ano, um dos artistas mais consagrados da nossa terra será homenageado. O cantor Jackson do Pandeiro. Os convidados irão conhecer mais da vida do artista, através de painéis informativos sobre a trajetória do compositor, que nasceu em Alagoa Grande – PB, e que tem como nome de batismo, José Gomes Filho.

Foto: brasil.indymedia.org/images/2009/08/451166.jpg