Compartilhar

FIEP comemora seis décadas de ações transformadoras

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 18 de julho de 2009

Em noite especial a programação voltada às comemorações dos 60 anos de fundação da FIEP na Paraíba,

Em noite especial a programação voltada às comemorações dos 60 anos de fundação da FIEP na Paraíba, ocorrida na noite da última sexta-feira, foi marcada pela Outorga da Medalha do Mérito Industrial. A placa comemorativa a seis décadas de ações transformadoras foi repassada a personalidades ícones, contribuintes do progresso da Paraíba. 

Os homenageados são autoridades e industriais paraibanos que presentes desde a fundação da FIEP, ainda na década de 40, assim como outras personagens de reconhecida importância para a consolidação de múltiplas ações da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba ao longo dos anos. 

O presidente da FIEP, Francisco Buega Gadelha, registrou com satisfação o momento vivido pela instituição. “Estamos comemorando com muita alegria porque realmente é uma data marcante na história da Paraíba pelo muito que a FIEP tem feito. E, nos sentimos felizes em reunir hoje, os fundadores, diretores da casa, empresários de todo o país, presidentes de federações para comemorar de forma efusiva, esses 60 anos”, disse Buega. 

Entre os marcos da longa trajetória de ações transformadoras impulsionadas por essa instituição é possível destacar o surgimento da a SUDENE, que nasceu na FIEP, com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Banco do Nordeste que também nasceu na FIEP, o Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco teve forte suporte desta casa, os Gasodutos de Cabedelo e também de Campina Grande nasceram na FIEP, o aumento do Calado do Porto de Cabedelo também é uma conquista desta instituição. Ações como estas são conquistas resultantes de uma sinergia natural com a sociedade que têm resultado no maior desenvolvimento econômico e social da Paraíba. 

A programação da última sexta-feira ocorrida na sede da Federação, contou com presença de personalidades como o presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Armando Monteiro Neto, o governador do Estado José Targino Maranhão, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, o diretor presidente da São Paulo Alpargatas Luiz Simões Utsch, os familiares do ex-diretor da FIEP e  empresário Edson Sousa do Ó, o empresário José Tavares da Costa, o Conselheiro e Diretor da FIEP, Fernando Marques de Almeida, o Empresário Celso Maia Duarte, o Empresário José William Montenegro Leal, e o empresário José Evandro Palhano Souto, entre outros convidados. 

Saiba mais da FIEP 

Primeira Diretoria - Movidos por notável espírito de liderança, comprometido com o desenvolvimento do Estado e não somente na esfera econômica, mas também com visionários projetos voltados à evolução e ao progresso da Paraíba, a primeira diretoria da FIEP que tomou posse em 17 de julho de 1949 esteve assim composta. Presidente: Domício Velloso da Silveira; Vice-Presidente: José Marques de Almeida Júnior; 1º Secretário: Milton Bezerra Cabral; 2º Secretário: Jorge Gomes de Freitas; Tesoureiro: Giuseppe Gioia - Diretoria Suplente: Luiz Pessoa Filho; João Pimentel Lima; Valdemar Aranha; Eduardo de Aguiar Ellery; José Barbosa de Lucena - Conselho Fiscal: (Efetivos) Francisco Alves Pereira; João Araújo Rique Ferreira e Luiz Mota - Suplentes: Francisco Ramos de Queiroz; Adelino Honório da Silveira e Agenor Vasconcelos. Integrantes do Conselho de Representantes junto à CNI: Domicio Velloso da Silveira; Camilo Pereira Carneiro Junior; Raul de Góis e Daniel G. Sydenstrick. 

As Sedes - Ao passear pelos caminhos da história é possível localizar, ainda hoje, os antigos endereços ocupados pela sede da Federação das Indústrias na Paraíba. 

A FIEP, teve a sua primeira sede instalada, em Campina Grande, na Rua Presidente João Pessoa, nº. 21, no primeiro andar da antiga sede da Associação Comercial. A rua inicialmente chamada de Rua das Areias, depois Rua Dr. João Leite e após 1930, Rua João Pessoa em homenagem a João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, Governador da Paraíba.
 
A Segunda sede da FIEP esteve localizada no 1º andar do Edifício do Livro, esquina da Rua Maciel Pinheiro, com a Rua Monsenhor Sales, 293 acima da antiga Livraria Pedrosa. No passado, a Maciel Pinheiro era conhecida como a Rua Grande, Rua das Gameleiras e popularmente como Rua da Feira. 

Já a terceira e última sede da FIEP, antes de vir para o endereço atual, foi instalada no 2º e 3º andar da atual sede da Associação Comercial, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 715 - Centro. A antiga Rua da Matriz, que na época chegava apenas até a antiga Câmara Municipal e atual Biblioteca Municipal. 

O atual edifício da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, localizado à Rua Manoel Guimarães, 195, no bairro José Pinheiro, é uma edificação composta por multiformes dimensões, constituindo uma das mais belas obras da cidade e, para alguns, do Brasil.

Outras Notícias