Paraíba

FIEP e BNB lançam plano de ação voltado ao setor da Panificação e Confeitaria no dia 12 de julho

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 29 de junho de 2023

Na ocasião será realizada uma apresentação do Plano de Ação Territorial, e um debate com a participação dos panificadores de Campina Grande e região.

A sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, em Campina Grande será palco do lançamento do Plano de Ação Territorial criado pelo Banco do Nordeste, através do Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER.

O evento acontece no próximo dia 12 de julho, às 09h, no auditório da FIEP, e reunirá gestores institucionais da Federação, do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Campina Grande – SINDIPAN – CG, da Associação dos Panificadores, autoridades como o superintendente estadual do BNB, na Paraíba, João Nilton Castro Martins, e o novo diretor de controle e Risco do Banco, Neto Franca  e fornecedores do setor de panificação.

O Plano de Ação Territorial é um documento onde são registradas as principais demandas do setor de panificação, e os gargalos enfrentados. A partir dele são identificados o potencial de crescimento, os impactos decorrentes dos problemas, as metas e um conjunto de ações que devem ser realizadas pelos parceiros institucionais e empresas do segmento, para se alcançar os resultados esperados.

O documento está sendo elaborado, e vai ser monitorado pelo Grupo Gestor Territorial que foi criado com a participação de representantes do SINDIPAN - CG, FIEP, SEBRAE, ASPANEP e o Banco do Nordeste, com o objetivo de fazer o acompanhamento e o monitoramento das ações planejadas.

Por meio dele, os empresários serão beneficiados de diversas maneiras, com a incorporação de novas tecnologias e inovações nos processos produtivos, potencialização da cooperação e a participação dos agentes institucionais e econômicos no desenvolvimento local e territorial. Além disso serão ofertadas capacitações para o aperfeiçoamento dos produtos, e marketing de vendas, e também haverá uma ampliação no acesso ao crédito dos financiamentos do Banco do Nordeste, de forma integrada e orientada.

Até o último mês de maio de 2023, o Banco do Nordeste aplicou com recursos do FNE, o valor de R$ 1,5 milhão, no setor de panificação de Campina Grande, e a projeção do banco para o segundo semestre deste ano, com o lançamento do PRODETER, será de R$ 4 milhões, destinados aos empresários do município e da macro região.