FIEP/IEL e Sindibebidas no Pavilhão Cachaçaria Paraíba

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 10 de junho de 2009

O Pavilhão Cachaçaria Paraíba, encontra-se em pleno funcionamento no Parque do Povo, na festa do Maior São João do Mundo, em Campina Grande (PB). Desde o São João de 2007, o espaço oferece várias opções de marcas das cachaças produzidas no Estado, desde a cachaça tradicional e a cachaça envelhecida, até mix de cachaça nos diversos sabores, como menta, banana, canela, frutas vermelhas, abacaxi, entre outras. Neste espaço a Paraíba exibe uma das melhores qualidades de cachaça no Brasil.

A iniciativa do Pavilhão é do Sindicato da Indústria de Bebidas do Estado da Paraíba e do Sistema FIEP/IEL, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande, da Associação Paraibana dos Engenhos de Cana de Açúcar – ASPECA e do SEBRAE/PB. Esta ação de promoção da marca da cachaça da Paraíba, é evidenciada pelo número de turista que visita o Pavilhão, e que tem apreciado a degustação da cachaça produzida na Paraíba.

Segundo dados do Sindicato da Indústria de Bebidas do Estado da Paraíba, houve um crescimento do setor nos últimos cinco anos período em que a produção de cachaça no estado paraibano movimentou, em média, R$ 12 milhões. A importância do Pavilhão da Cachaça da Paraíba está presente no “Maior São João do Mundo” dá-se pelo fato do mesmo está voltado ao fortalecimento da imagem da cachaça do estado. Uma imagem que já é consolidada em âmbito nacional e internacional.

Nos últimos anos tem ocorrido uma mudança de visão dos produtores paraibanos sobre cachaça. Na opinião pública também ocorreu essa mudança sobre o que é a cachaça percebida, atualmente, como uma bebida nobre. Uma verdadeira iguaria. Neste contexto, a bebida paraibana exibe bastante qualidade sendo uma das mais respeitados no Brasil.

Texto Colaboração: Kênia Quirino