Paraíba

FIEP inicia inscrições para capacitação em “Classificação Fiscal de Mercadorias”

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 24 de fevereiro de 2022

Com a proposta de preparar empresários, e profissionais que atuam no comércio exterior, em relação à classificação fiscal de mercadorias, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP através do Centro Internacional de Negócios – CIN-PB realizará nos dias 15 e 16 de março, a capacitação “Classificação Fiscal de Mercadorias”.

O curso será transmitido ao vivo por videoconferência, através da ferramenta Zoom, no horário das 15h às 18h, nos dois dias, permitindo ainda a interação entre os participantes e o instrutor, em tempo real.

A proposta é que o participante fique preparado para entender a estrutura do Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias, seus desdobramentos no âmbito da nomenclatura comum do Mercosul, e compreenda as regras gerais de interpretação do sistema e as regras complementares do Mercosul, bem como todo o processo de consulta.

Durante os dois dias, serão abordados no curso, os seguintes assuntos:

• Histórico do Sistema Internacional de Classificação e Codificação de Mercadorias

• Nomenclaturas Vigentes no Comércio Exterior Brasileiro

• Estrutura das nomenclaturas

• Regras para a classificação de mercadorias

• Enquadramento e identificação do tratamento administrativo, tributário e acordos internacionais

• Processo de consulta: petição, solução e efeitos

• Multas por erro de classificação

A capacitação será conduzida por Fábio Verruck que é Pós-Doutor em Tecnologia da Informação na École de Technologie Supérieure (ETS), de Montréal, e tem experiência na área de Administração e Negócios Internacionais, com atuação nas disciplinas de Processo de Importação, Internacionalização de Empresas e Negociação e Diplomacia.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no link: https://bit.ly/FiscalCOMEX. Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 3533-5585.