FIEP lança projeto de fortalecimento dos Sindicatos

Por Valter Barbosa e Syusk Santos - Publicado 10 de março de 2008

A iniciativa objetiva ampliar e legitimar a representatividade dos sindicatos patronais filiados à F
Um dos principais objetivos da Confederação Nacional da Indústria é ampliar e legitimar a representatividade e eficácia dos sindicatos patronais no país. A CNI trabalha para o fortalecimento dos sindicatos, recomendando que as federações estimulem os sindicatos associados a elaborarem projetos de promoção associativa junto às indústrias.

Na Paraíba, a primeira iniciativa voltada a esta visão de fortalecimento dos sindicatos aconteceu em Campina Grande, no dia 04 de março, com um seminário sobre a Implantação do Projeto de Planejamento Estratégico dos Sindicatos Filiados à FIEP, lançado pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP com o apoio do IEL/PB. O Sindipan/CG foi o primeiro a ser beneficiado com as ações, trazendo à FIEP seus filiados, juntamente com membros da Associação dos Panificadores da Paraíba.

A iniciativa visa fortalecer os sindicatos vinculados à Federação das Indústrias do Estado, por meio da elaboração de planos estratégicos, da capacitação em gestão sindical, do desenvolvimento de lideranças e do incentivo à ampliação do número de empresas associadas. “A nossa meta é promover a elaboração de 18 planos estratégicos para os sindicatos mais representativos e cursos de capacitação e liderança para 24 sindicatos”, disse Kênia Samara Quirino, Superintendente do IEL/PB.

Por quase quatro horas, mais de 40 empresários do segmento da panificação estiveram, sob a coordenação das consultoras do Projeto, Ilma Barros e Inalda Béder, que deram uma importante colaboração apresentando as demandas do setor e suas propostas de melhoria. “Estamos bastante satisfeitos com essa iniciativa da CNI, a qual está sendo colocada em prática pela FIEP, aqui no Estado. Acredito que esta será mais uma oportunidade que esta Federação terá para comprovar que presta apoio irrestrito a todos os sindicatos patronais”, revelou José Edvaldo de Souza, presidente do Sindipan-CG. A opinião foi compartilhada pelo presidente da Associação dos Panificadores da Paraíba, Afonso Luiz de Melo. “Estamos conscientes de que ainda é cedo para fazermos uma avaliação mais completa, no entanto, temos certeza de que esta iniciativa irá contribuir positivamente para com o segmento da panificação em nosso Estado”, explicou.

A mesma programação foi desenvolvida em João Pessoa, com empresários filiados ao Sindicato da Indústria de Panificação do Estado da Paraíba (Sindipan/PB), Sindicato da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon/JP) e Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado. “A gente acredita que, quando o empresário consegue descobrir o melhor de seu passado, entrando em contato com as suas competências positivas e com os melhores desempenhos de liderança, ele está pronto para pensar no futuro”, afirma a consultora Ilma Barros.

Para o presidente do Sindipan-PB, Romualdo Farias de Araújo, esse projeto vem sanar um antigo problema que os sindicatos enfrentavam, no que diz respeito a dificuldades de se relacionar com as entidades de grau superior. “Sem dúvida este é um benefício para os sindicatos e conseqüentemente para o setor industrial, graças a esta iniciativa da CNI, junto com as Federações de Indústrias dos Estados, que resolveram dar mais crédito e apoio as bases construindo o seu próprio planejamento estratégico”, afirmou Romualdo Farias.

A articulação do programa poderá se efetivar em diferentes graus de envolvimento das empresas, associadas ao sindicato, desde o aproveitamento recíproco dos recursos, até a formulação e execução do planejamento estratégico do órgão, enquanto ferramenta representativa. "Trabalhamos para o futuro. Não um futuro imediato, porque no nosso ramo é praticamente impossível. Acredito que é esse planejamento estratégico que nos dará o rumo a seguir", concluiu Irenaldo Quintans, presidente do Sinduscon/JP, hoje com 150 empresas associadas, sendo metade de obras públicas.

SINDIGRAF/PB - Responsável por 156 empresas associadas em toda a Paraíba, o Sindicato das Indústrias Gráficas também foi beneficiado com a iniciativa. Para o presidente do sindicato, Marcone Rocha, e também Diretor da Associação Brasileira de Gráficas - ABGRAF, o programa deverá indicar o caminho certo para o desenvolvimento do setor. "O nosso maior desafio é acompanhar o desenvolvimento tecnológico do segmento. Só mantém-se no mercado, quem acompanhar esse processo. Acredito que essa ação deverá indicar o caminho", afirmou Rocha.

Considerada uma das melhores empresas da América Latina, hoje com 330 colaboradores, e detentora de dois Prêmios SESI Qualidade no Trabalho, a Gráfica Santa Marta, foi representada pelo diretor administrativo-financeiro, Petrúcio Batista, durante o encontro de apresentação do plano estratégico. Ele avaliou como positiva a idéia da FIEP em fortalecer os sindicatos. "Esse fortalecimento é necessário, porque há trocas de experiências e, conseqüentemente, aumento da competitividade", completou.