A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP é a principal entidade de defesa dos interesses da indústria paraibana. Suas ações têm exercido grande papel em decisões que estimulam o desenvolvimento regional, como por exemplo a recente assinatura da Ordem de Serviço que autoriza o início das obras da duplicação da BR-230, com grande impacto no desenvolvimento, sobretudo do interior do estado.
Na última segunda-feira, 21, a FIEP recebeu um grupo de alunos do curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, coordenados pelo professor e pesquisador, Xisto Souza, para apresentá-los sobre a ação da federação para estimular o desenvolvimento do estado. “A gente queria entender, através do relato de experiência, como a FIEP tem um papel relevante no processo de articulação e desenvolvimento das atividades das indústrias no estado. Essa atividade é fundamental como complemento às informações que nós repassamos em sala de aula”, explicou o professor.
A assessora especial do Centro Integrado de Apoio à Gestão - CIAGE da FIEP, Gricélia Pinheiro, fez uma apresentação sobre as ações do Sistema Indústria da Paraíba e seu papel na defesa dos interesses do setor produtivo, além de fazer um apanhado histórico da construção federativa a partir do surgimento da Confederação Nacional da Indústria - CNI, que uniu todas as 27 federações das indústrias dos estados. Gricélia explicou o funcionamento estrutural e organizacional, além das principais ações desenvolvidas pelas quatro instituições que compõem o sistema, SESI, SENAI, FIEP e IEL.
Durante a apresentação, a assessora especial do CIAGE detalhou algumas das principais ações da federação na defesa dos interesses do setor produtivo, como o apoio e estímulo à internacionalização das empresas paraibanas através do Centro Internacional de Negócios do estado, a gerência de projetos de apoio à indústria e o acompanhamento efetivo das ações dos poderes Legislativo e Executivo que sejam de interesse econômico e industrial.
O professor Xisto Souza também lidera o Grupo de Pesquisas Integradas em Desenvolvimento Socioterritorial - GIDs, que busca, por meio de estudos e análises, desenvolver pesquisas na área do desenvolvimento urbano, regionalização e análise regional. Para ele, a visita é relevante porque “auxilia os alunos a compreenderem como são feitas as atividades de representações sindicais, como está a articulação hoje e as intenções dessa articulação para o desenvolvimento regional”.
O Centro Integrado de Apoio à Gestão, criado em 2020, atua a partir de três eixos principais, a análise econômica, o desenvolvimento regional e a assessoria técnica, realizando ações de apoio corporativo e defesa dos interesses como por exemplo a criação do perfil socioeconômico da Paraíba, a interlocução de base nacional com a área de mercado dos demais departamentos regionais e o apoio à elaboração da agenda legislativa da indústria.
Texto/Colaboração: Igor Batista