O Peru apresenta grande potencial para se tornar uma plataforma de exportação |
As oportunidades de negócios abrangem diversos setores da indústria, com destaque para empresas de construção, alimentos, biocombustíveis, atividade pesqueira, entre outras.
Durante a missão serão realizados seminários, workshops e rodadas de negócios, com a participação de autoridades e empresários peruanos.
O fluxo comercial entre os dois países é de quase US$ 2,3 bilhões, com grande viabilidade de novos negócios, principalmente pela aproximação dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Alan Garcia, e pelo forte crescimento da economia peruana superior a 5% ao ano. Embalados por este cenário, empresários miram o acordo pelo qual o governo garante dez anos de carga tributária estável para quem investir no país
Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Alan Garcia, em recente encontro |
O Peru apresenta um grande potencial para se tornar uma plataforma de exportação, uma vez que tem acordos de livre comércio com países da Bacia do Pacífico e negocia, atualmente, um acordo de livre comércio com os Estados Unidos que deverá facilitar o acesso de produtos para a Costa Oeste daquele país.
As oportunidades de negócios entre os dois países alcançam diversos setores, com destaque para as empresas de construção, em razão das grandes obras de infra-estrutura previstas para os próximos anos (estrada, irrigação, pólo petroquímico etc). O Peru também oferece condições de cultivo da cana-de-açúcar e, em virtude de seu sistema de irrigação, pode obter até duas safras de qualidade por ano. O ministério da Agricultura daquele país prontificou-se a preparar, com o apoio da ProInvest, um levantamento das principais oportunidades de investimentos no setor, identificando áreas e volumes disponíveis para desenvolvimento.
Outra oportunidade é o fornecimento de maquinário e equipamentos específicos para a atividade pesqueira, incluindo os produtos de plástico para a psicultura, câmaras frigoríficas, compressores especiais e equipamentos de pesca. Atualmente, esses produtos são comprados em larga escala dos Estados Unidos e, de acordo com o ministério, podem ter preços mais atrativos quando exportados pelo Brasil.
As empresas interessadas em participar da missão ao Peru devem se inscrever pelo site: www.fiesp.com.br/brasilperu
Fotos extraídas: www.embajadabrasil.org.pe
e www.ils3.com