Os pesquisadores interessados em contribuir com o desenvolvimento de soluções inovadoras para o enfrentamento à COVID-19 terão até o dia 21 de junho para submeter propostas na seleção pública lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), juntamente com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT.
O objetivo é apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras em produtos, destacando o desenvolvimento de ventiladores pulmonares, testes e diagnósticos, máscaras, filtros e equipamentos para descontaminação, desinfecção e esterilização, visando o combate a pandemia da COVID-19, atuando na proteção de equipes da cadeia de atendimento médico-hospitalar, na redução da dependência internacional e no desenvolvimento de equipamentos para retomada das atividades pós-pandemia.
O limite de recursos totais da rodada é de R$ 132 milhões, distribuídos de acordo com cada tema prioritário. O valor solicitado por projeto deverá ser de no máximo R$ 5 milhões. A modalidade de apoio será o Financiamento Não Reembolsável, a partir da forma direta (apoio centralizado na Finep).
A proposta da seleção pública é apoiar a incorporação de novas soluções tecnológicas, baseadas em nanotecnologia, materiais avançados, indústria avançada, inteligência artificial, Internet das Coisas, biologia sintética além de outras que se mostrarem promissoras para adição de funcionalidades aos equipamentos, partes, peças e insumos específicos para a Covid-19.
Os pesquisadores interessados em submeter projetos deverão entrar em contato pelo e-mail: [email protected]. Clique Aqui para acessar o edital completo.