Compartilhar

Gestores de Projetos do Procompi na PB participam de Encontro Nacional do Programa em Maceió

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 19 de agosto de 2019

O Procompi já investiu 109 milhões em 472 projetos

Nos dias 15 e 16/08, os gestores de Projetos do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), na Paraíba, Euler Sales que representa a FIEP, no Programa e Luciano Holanda, que representa o SEBRAE participaram do 4º Encontro Nacional de Gestores do Procompi, na cidade de Maceió, em Alagoas.

O evento realizado pelo Comitê Nacional do Programa reuniu os gestores dos 27 Estados da Federação, que tiveram a oportunidade de avaliar os resultados, e estabelecer as novas diretrizes, além de projetar o Procompi para os próximos anos.

“Nosso objetivo é apoiar indústrias de pequeno porte a melhorar seu desempenho por meio de consultorias e capacitação. Cada projeto é desenhado para atender a demanda de um setor específico, portanto, na Paraíba nós atendemos, atualmente. 20 empresas do Setor de Tecnologia da Informação na cidade de João Pessoa”, explicou Euler Sales.

Segundo o balanço parcial da 5ª edição do Programa, que começou em junho de 2016 e vai até 2020, sete em cada 10 empresas (73%) atendidas pela atual edição do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias afirmam ter implementado processos mais modernos, ofertado novos produtos ou serviços ou aperfeiçoado os que já possuem por meio das ações do programa.

Ao todo, no atual ciclo do programa, 2.277 empresas são beneficiadas por meio de 117 projetos. Essas empresas representam 19 segmentos industriais e estão distribuídas entre 22 estados brasileiros. Até agora, 927 empresas concluíram os projetos e responderam ao balanço parcial.

De acordo com o balanço, 677 empresas implementaram ações de inovação ao longo do programa. Outras 535, de meio ambiente. Dentro do conjunto de empresas, 144 participaram de ações voltadas especificamente para a redução de seu custo de produção e o resultado também foi positivo: com redução média de 34% nesse custo.

SOBRE O PROCOMPI – Criado em 2000, o Procompi busca elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial. Por meio de projetos submetidos por federações estaduais de indústrias e unidades do Sebrae, grupos de empresas de pequeno porte do mesmo setor recebem capacitação e consultoria para alavancar a produtividade e eficiência nos negócios.

Desde a sua criação, o Procompi já investiu 109 milhões em 472 projetos. Foram atendidas mais de 8 mil empresas em todo o Brasil.

A adesão das indústrias é feita por meio das federações e das unidades do Sebrae em cada estado. A expectativa é que o próximo convênio seja lançado no segundo semestre de 2020, quando os editais serão divulgados em todos os estados.

Para saber saber mais informações, as empresas devem entrar em contato através dos telefones: (83) 2101-5300/2020.

Outras Notícias