II Bienal Brasileira de Design

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 14 de outubro de 2008

O SENAI/PB está presente na II Bienal Brasileira de Design - categoria Artes Gráficas - com um mural
Até o dia cinco de novembro acontecerá a II Bienal Brasileira de Design. Realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Governo do Distrito Federal (GDF); com patrocínio máster da Fiat; e apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Grupo Gerdau e Sebrae; e parceria da Casa Park, Programa Brasileiros de Design (PBD), Rede Design Brasil, Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, SENAI e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A Bienal é sediada no Museu Nacional, instituição também parceira do evento, localizado na Capital Federal.

A mostra, que tem curadoria de Fábio Magalhães e Auresnede Pires Stephan irá explorar a convergência entre arte e tecnologia em prol do design para a competitividade da produção nacional. O foco serão produtos escolhidas no universo industrial contemporâneo com significados sociais e econômicos para o Brasil e que intensificam a relação entre a cultura, o design e as empresas. O principal objetivo é o fortalecimento da Marca Brasil, projetando a diversidade e a criatividade brasileiras no mercado interno e externo e contribuindo para o aumento da competitividade das empresas nacionais. Serão produtos utilitários nas indústrias de automóvel, aeronáutica, máquinas agrícolas, equipamentos hospitalares, móveis e iluminação, assim como aqueles voltados para pequenas e médias escalas de produção, priorizando a qualidade e a execução dos projetos.

O SENAI/PB está presente na categoria Artes Gráficas, com um mural de 2,40 x 8,00, assinado pelos designers Ângelo Rafael e Vinícius Sales, técnicos do Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco – SENAI/CTCC, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande. Intitulada “A História dos Calçados Encantados” a obra retrata a relação entre cultura popular, design e empresa.

Na programação, uma série de atividades promove o tema junto aos mais variados públicos: Mostra Internacional Made in Italy, mostrando peças estrangeiras que influenciam o design contemporâneo, com curadoria de Vanni Pasca; Design Innovation Labs, encontros com o objetivo de fomentar o design nacional, realizados em conjunto com a ABDI; Design Week Brasil, eventos paralelos regionais em Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP organizados em parceria com organizações locais; Clínicas de Design, orientadas com o intuito de promover a interação entre designers e empresas, desenvolvidas com Senai e Sebrae; e Destaque Design 2008, cujo objetivo é reconhecer os trabalhos expostos durante a mostra e conta com a parceria da Rede Design Brasil.

A primeira edição da Bienal Brasileira de Design foi realizada em junho de 2006, no espaço OCA do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e recebeu a visita de cerca de 35 mil pessoas, contemplando profissionais da área, estudantes, empresários e público em geral.