Compartilhar

Inaugurado Comitê pró-transposição na Capital

Por Valter Barbosa com WSCOM Online - Publicado 09 de julho de 2007

Nesta segunda-feira, dia 9, o presidente da FIEP, Buega Gadelha esteve, João Pessoa, na inauguração

Nesta segunda-feira, dia 9, o presidente da FIEP, Buega Gadelha esteve, em João Pessoa, na inauguração do Comitê pró-transposição do Rio São Francisco. O evento, que contou a presença de várias autoridades, também teve o apoio artístico de Pinto do Acordeom, Shaolin e Oliveira de Panelas. Entre as presenças políticas estavam o deputado Marcondes Gadelha, os senadores Efraim Morais e Cícero Lucena, além do governador Cássio Cunha Lima, um dos idealizadores da iniciativa.

Os quatro Estados que serão beneficiados com a transposição de parte das águas do Rio São Francisco resolveram fazer uma mobilização conjunta (cada um em seu estado) a fim de buscar na opinião pública um maior apoio e fazer frente às manifestações contrárias à transposição. Na Paraíba ações serão desenvolvidas pelo interior do Estado. A programação está prevendo também atividades conjuntas nos quatro Estado. No dia 22 de Agosto será feita uma macha conjunta dos Estados até a Esplanada dos Ministérios de Brasília.

Cássio lembrou que a transposição será para resolver uma situação de caráter social. “A água da transposição será prioritariamente para resolver uma situação de caráter social e com a decisão do presidente da república e a mobilização da sociedade, a transposição se concretizará. O que faltava era isso, a mobilização da maioria que defende esse projeto, mas estava silenciosa. Esta maioria silenciosa quando se manifesta tem força, tem poder e vai fazer com que a obra se realize. No entanto, algo é fundamental, não apenas para a transposição, mas para outros temas de interesse da Paraíba e do nordeste. É decisivo que estejamos unidos e que deixemos de lado as questões partidárias ”, disse o governador.

Marcondes Gadelha (PSB) discursou pela transposição, chamando de falácia a justificativa de que é necessário revitalizar as matas ciliares e o leito do rio. Ele explicou que com a pressão da sociedade todos os parlamentares vão acabar aderindo à mobilização. “Do que deputado tem mais medo é a opinião pública, se a população começar a mandar e-mail, cartas e cobrar participação eles vão aparecer. Contudo, é preciso dizer ao presidente Lula, pelo menos isso: muito obrigado, estamos solidários com você, estamos nessa luta. A Paraíba se engaja agora em definitivo. Vamos para a rua companheiros. É isso que o presidente quer, que os ministros querem, que os governadores querem. Vamos para a luta! Só vamos largar quando a esperança começar a brilhar”, conclamou Gadelha.

Para o presidente da FIEP essa aglutinação de forças é pelo futuro da Paraíba. “Esse é o momento de todos se unirem na consolidação da conquista das águas do São Francisco, sem as quais a Paraíba não terá futuro. Hoje o Velho Chico tem mais água do que quando foi descoberto", destacou Buega Gadelha.

Também estiveram presentes a presidente do Ministério Público Estadual, Janete Ismael, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, José Mário Porto, o presidente do Tribunal de Justiça, Antônio de Pádua, o presidente da Famup, o superintendente do Sebrae, Júlio Rafael, entre outras autoridades.

 

Outras Notícias