Inclusão Digital na Empresa

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 19 de novembro de 2008

Adquirir conhecimentos na área de informática e saber aplicá-los no dia-a-dia é uma necessidade de todos. Seja na escola ou no trabalho é primordial que o indivíduo saiba manipular um computador.

Entretanto, saber manusear um computador de fato requer habilidades que vão além do acesso à internet. Motivado a expandir este potencial no trabalhador da indústria, o SESI, através do Centro de Atividades João Rique Ferreira, localizado no Distrito Industrial de Campina Grande, está oferecendo a 100 colaboradores da empresa São Paulo Alpargatas S/A o curso básico de informática.

São seis turmas distribuídas nos turnos da manhã e tarde, que durante dois dias semanais desenvolvem atividades referentes aos módulos Windows, Word, Excel e Internet. Segundo a instrutora do curso, Silvia Ivanilde de Oliveira, os alunos impressionam pelo interesse que demonstram em sala. “Quem vem assistir aula, vem cansado do trabalho ou ainda vai para fábrica e mesmo assim mostra muita disposição. Estão aqui para aprender e não por obrigação”, destacou Silvia. De acordo com ela, a maioria freqüenta lan house e por isso já possuía algumas informações prévias de internet. Contudo, seus conhecimentos se limitavam a isso.

É o caso do transportador de caixa, Renato Agostinho Cruz, 20 anos, que apesar da habilidade com internet que desenvolveu nas lan houses, sentia a necessidade de se aprofundar mais. “Eu já tinha contato com o computador, mas é no curso que estou aprendendo mais detalhadamente os programas básicos. Pretendo fazer vestibular pra comunicação social e sei que a profissão exige conhecimentos nessa área”, explicou Renato.

Já o multifuncional Joaquim Quaresma de Oliveira Filho, de 39 anos, apresenta um perfil diferente. Ele quase não teve contato nenhum com o computador até entrar no curso. “O contato que eu tinha era com o computador da fábrica, onde fazemos pedidos. Por isso optei em fazer o curso, além de aumentar meus conhecimentos, vai fazer diferença no currículo”, afirmou o operário, que reconhece também a importância desse aprendizado para seu futuro, já que normalmente estuda para concursos.

Temas transversais

Este projeto de inclusão digital, desenvolvido com funcionários da São Paulo Alpargatas, não se resume somente aos módulos tradicionais de estudo. A idéia é aliar à formação básica temas transversais que englobem o cotidiano profissional dos alunos. Este diferencial funciona com a interação primeira entre o conteúdo de informática e o do tema escolhido, que servirá de subsídio a uma futura palestra sobre o assunto.

Para esta segunda edição do projeto (a primeira ocorreu em meados deste ano) o tema selecionado foi Equipamentos de Proteção Individual - EPI, destacando os riscos de acidentes de trabalho quando o operário não atenta a prevenir-se de tais danos a sua própria saúde e integridade física.

As aulas se estendem até o dia 04 de dezembro. Ao término, os participantes irão receber o certificado do curso e farão parte da quase seleta parcela da população com formação básica em informática.

Para informações adicionais, no SESI João Rique Ferreira ou pelo telefone () 2101 - 8282.

Colaboração/Texto/Fotos: Fernanda Castro.