Indústria da Construção qualifica trabalhadores na Paraíba

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 11 de julho de 2008

Com apoio da iniciativa privada, trabalhadores da indústria da construção na Paraíba estão retornando aos estudos e também participando de programas de inclusão digital. A ação conjunta do Sinduscon-JP e do SESI e SENAI/PB, vem atender demanda da construção civil, em ter mão de obra, cada vez mais, qualificada.

Instalando salas de aula nos próprios canteiros de obras e ministrando aulas de inclusão digital na Escola Senai de Construção Civil em Bayuex, o SESI e SENAI, desenvolvem os programas Educação do Trabalhador e Inclusão Digital para Todos. Os programas vêem atender demanda apontada em pesquisa diagnóstico, solicitada pelo SINDUSCON-JP, aplicada pelo SESI/Centro de Atividades Pedro Fraciscano do Amaral e pelo SENAI/Centro de Educação Profissional da Construção Civil.

Em João Pessoa, já são sete as industriais da Construção Civil atendidas pelo SENAI, com curso de Extensão da Inclusão Digital em Canteiro de Obras: a Planc - Engenharia e Imcorporações Ltda, Mediterranne Construtora e Icorporações Ltda, Ômega Construtora e Incorporações Ltda, Enger - Engenharia da Construção Civil Ltda, Conserpa - Construtora Serviços e Pavimentações Ltda, Unidade engenharia Ltda, Ecilsa Engenhari Ltda.

Uma das empresas beneficiadas com a iniciativa conjunta do SESI/SENAI e o SINDUSCON, na capital, é a Construtora Ômega. Com 15 anos no mercado, e hoje detentora das certificações ISO 9001/2000 e o SIAC Nível A do PBQP-Q, a Ômega já atuou em segmentos que vão, desde habitação de interesse social, com financiamento da Caixa, até prédios de alto padrão na orla marítima de João Pessoa. Atualmente conta com cerca de 700 unidades habitacionais entregues.

O pintor e aluno da Modalidade Ensino Fundamental, 1º segmento (ª a 4ª série), Josimar Salino, funcionário da Ômega, (Foto ao lado, ao receber kit escilar do gerente do SESI, Marcelo Krau) é um dos beneficiados com o retorno aos estudos. “Após 16 anos longe dos estudos, voltei a estudar neste mês de julho, através do Projeto Educação do Trabalhador do SESI, desenvolvido em parceria com a empresa que trabalho. E, a felicidade é muito grande, porque é uma oportunidade de crescimento. E, principalmente porque tenho filhos e preciso aprender para ensiná-los, porque também estão estudando", disse.

Para o diretor da Construtora Ômega, Irenaldo Quintans, resgatar a cidadania do trabalhador, por meio da educação, é um imperativo. “Nos dias atuais, quando a competitividade no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada, a qualificação profissional do trabalhador da construção civil é imperativa. Nesse contexto, o trabalho do SESI/SENAI se reveste de especial importância, porque beneficia tanto o empregado quanto o empregador; uma vez que, quando o primeiro se qualifica, o segundo também se beneficia. Em suma, trata-se de uma ação que traz benefícios a todos”, conclui.

Informações complementares, sobre a qualificação na indústria da construção na Paraíba, podem ser adquiridas pelos telefones: () 3241-5585 ou 3232-1914.