Paraíba

Indústria de embalagens recebe consultoria do SENAI PB visando o aumento da eficiência

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 24 de maio de 2022

O atendimento faz parte do Programa Brasil Mais Produtivo, uma iniciativa do Governo Federal , coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução pelo SENAI.

Um grupo de 60 colaboradores incluindo gerentes, líderes de produção e operadores da Industria de Embalagens Emcasa, localizada no Distrito do Ligeiro em Queimadas, está participando de um treinamento imersivo oferecido pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional, na área de Mentoria Lean, para a implantação da ferramenta Lean Manufacturing, visando o aumento na produtividade da empresa.

“Com visão na transformação digital – Indústria 4.0 , este Programa de implementação rápida e de baixo custo, incorpora resultados positivos na indústria paraibana, apoiando-as para que consigam obter ganhos na produtividade e se tornem mais competitivas. E além disso acaba estimulando o aumento dos investimentos necessários à tão desejada retomada do desenvolvimento econômico e social do país, e o SENAI Paraíba tem um papel relevante nesse processo, e atendeu até o momento mais de 20 micros, pequenas e médias Indústrias aqui no estado”, comentou Buega Gadelha, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP.

A consultoria que começou no último sábado, 21/05 reúne uma parte teórica, e uma parte prática, onde o consultor aplica as ferramentas na produção, com a ajuda dos líderes que estão sendo formados.

Durante o trabalho, a equipe do Instituto SENAI de Tecnologia está aplicando ainda o Lean Game, que consiste num treinamento imersivo realizado por meio de um jogo, que simula o funcionamento do chão de fábrica de uma empresa, e os participantes devem, ao longo da atividade aplicar as ferramentas e conceitos de manufatura enxuta para melhorar os resultados e aumentar a eficiência do negócio.

A implantação é realizada pelo consultor, Dannilo Araújo e compreende duas etapas, a primeira que é a consultoria na implantação de ferramentas do lean manufacturing, e a segunda um treinamento e aplicação do Lean Game.

“A proposta é que implantemos noções da ferramenta de Lean Manufacturing na linha de produção para aumentar a produtividade, para que os líderes de produção e os operadores tenham uma visão de produção enxuta, para que futuramente possamos oferecer a eles uma consultoria mais avançada”, ressaltou o consultor.

O gerente de produção da Emcasa, Hericson Sousa Crispiniano comentou os resultados que o primeiro treinamento trouxe para o bom funcionamento da indústria.

“O SENAI está de parabéns, o treinamento foi excelente e deixou muito claro, o que devemos fazer, diminuir o nosso estoque, encurtar a distância entre um setor e outro, porque muitas vezes o operador precisa desligar a máquina, se deslocar até um outro setor para buscar uma bobina, e voltar, e muitas vezes a máquina fica parada até 10 minutos, e isso nos deu uma percepção de que todas as vezes que ela fica parada, se multiplicarmos por 26 dias trabalhados, traz resultados negativos. Então diante desse aprendizado vamos colocar em prática, todas as orientações que foram repassadas no treinamento, para que toda a nossa equipe fabril, esteja alinhada e trabalhando num ambiente mais produtivo”, ressaltou.