Indústria defende a continuidade das negociações de Doha

Por Portal da Indústria - Publicado 22 de junho de 2007

É fundamental que os países renovem e intensifiquem os esforços para resgatar o processo negociador da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), no entender da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Para que haja possibilidade de avanços é preciso que os países desenvolvidos façam as concessões que viabilizem um acordo equilibrado. A reunião do G4 em Potsdam, na Alemanha, que deveria prosseguir até sábado, foi suspensa, fato que desperta sérias preocupações quanto ao futuro da Rodada Doha.

Desde o início das negociações, a agricultura tem sido considerada o tema chave da agenda e as concessões dos países desenvolvidos nessa área constituem o critério essencial para avaliar o grau de ambição das negociações.

Para a indústria brasileira, a Rodada Doha é a prioridade na agenda comercial do Brasil. O setor empresarial vem acompanhando atentamente o processo negociador, formulando propostas com o objetivo de contribuir para o avanço dos entendimentos. Considera, portanto, que a paralisação das negociações na OMC terá impactos negativos sobre o ambiente de negócios no mundo, com risco de recrudescimento do protecionismo e enfraquecimento do sistema multilateral de comércio.

Foto/ilustração: www.parceria.nl/.../europa/at040730acordo_OMC