Compartilhar

Indústria investe em aumento da produção e infra-estrutura, afirma diretor do BNDES

Por Agência CNI - Publicado 12 de dezembro de 2007

A indústria brasileira está se modernizando aceleradamente e investindo na ampliação da capacidade p

A indústria brasileira está se modernizando aceleradamente e investindo na ampliação da capacidade produtiva e em infra-estrutura, afirmou o diretor da área de Planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Carlos Ferraz, na reunião do Fórum Nacional da Indústria, promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo. Ele acredita que esse movimento deve se ampliar no próximo ano.

"A indústria está se modernizando aceleradamente. Estamos em um momento de ampliação de capacidade instalada e investimentos em infra-estrutura", disse Ferraz. "Esse é o cenário que temos para o próximo ano: mais setores ampliando a capacidade do que tivemos neste ano?, completou.

Os Indicadores Industriais de outubro divulgados recentemente pela CNI apontaram que a utilização da capacidade instalada chegou a 82,8%, no índice dessazonalizado. Nas duas últimas atas do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, o alto nível de utilização da capacidade instalada foi um dos motivos apontados para a manutenção dos juros básicos da economia em 11,25% ao ano, devido ao temor de aumento da inflação por conta da demanda aquecida.

De acordo com o diretor do BNDES, prova de que a indústria está investindo é o crescimento dos desembolsos para a área de máquinas e equipamentos. "Todos falam que o setor automotivo está crescendo 18%, 20% neste ano, mas ninguém fala que os desembolsos de máquinas e equipamentos estão crescendo bem mais", disse.

Segundo dados divulgados pelo BNDES durante o Fórum Nacional da Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), os desembolsos do Finame, a linha de crédito do banco para máquinas e equipamentos, chegaram a R$ 16,662 bilhões nos 12 meses terminados em novembro, um crescimento de 59% em relação a igual período anterior. "Isso mostra o quanto a indústria tem investido", afirmou Ferraz.

O Fórum Nacional da Indústria é um órgão consultivo da CNI, composto por 45 entidades empresariais. A próxima reunião do fórum será realizada em 18 de março de 2008.

Outras Notícias