Indústria paraibana é classificada no Prêmio CNI 2008

Por Syusk Amorim e Sueli de Sá - Publicado 16 de outubro de 2008

Destaque no cenário nacional, a indústria paraibana INDUSPLAST – Utensílios de Plásticos LTDA - foi classificada na categoria Inovação, Qualidade e Produtividade do Prêmio CNI 2008. A empresa concorrerá com outras dos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. O resultado será divulgado no dia 28 de outubro, em Brasília.

A iniciativa desenvolvida pela INDUSPLAST com o apoio do SENAI/PB através do Centro de Inovação e Tecnologia Industrial - CITI, inicialmente teve como meta, retirar de circulação 60.000 garrafas PET por dia e transformá-las em tubos para esgoto, a cada tubo de 100 mm produzido são retiradas 80 garrafas do meio ambiente. A partir da adaptação realizada no processo produtivo, a empresa conseguiu melhorar a linha de processo. O empreendimento se consolidou no mercado e atualmente são produzidas 40 toneladas de tubos/mês, para uma capacidade de produção instalada de 100 toneladas/mês, comercializados para toda a Região Nordeste.

De acordo com o projeto inscrito no Prêmio CNI, o tubo feito de PET tem um preço menor que o de PVC, o que possibilita seu uso para a indústria da construção civil. O preço estimado é de R$ 3,5 por quilo de tubo, enquanto o PVC custa R$ 9,00. Economicamente, trata-se de uma diferença significativa. Com isso, a INDUSPLAST alcançou um salto de competitividade, uma vez que os custos da matéria prima são bem mais baixos, em torno de R$0,80 por quilo.

Paralelamente, o projeto também assume um caráter social.  Para fabricação dos tubos, a empresa faz a aquisição do PET diretamente da cooperativa de catadores e da coleta seletiva, proporcionando a abertura de um mercado muito promissor para vender seu produto diretamente sem atravessadores à indústria de transformação, beneficiando a população de baixa renda.

Prêmio CNI - Inovação. Ousadia. Criatividade. O Prêmio CNI é o justo reconhecimento para quem faz o Brasil crescer. Cada edição destaca as melhores práticas empresariais para viabilizar uma produção eficiente e sustentável, resultando no aumento de competitividade.

Aberta a todas as indústrias associadas às federações estaduais, a premiação se destaca pela tranparência e seriedade do processo seletivo. As vencedoras são homenageadas em uma solenidade que conta com a presença de empresários de expressão, ministros e outras autoridades. E esse reconhecimento não depende do tamanho ou da área de atuação da empresa participante – o que conta é a capacidade de pôr em prática boas idéias, inovar e superar obstáculos. Outras informações () 331-0290.