Compartilhar

Indústria: Alimentos, máquinas e transportes contratam mais

Por Gazeta Mercantil - Publicado 12 de julho de 2007

A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário divulgada pelo IBGE verificou que entre os treze s

A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) verificou que entre os treze setores que pressionaram positivamente a média global, destacaram-se as contribuições de alimentos e bebidas (NULL,0%), máquinas e equipamentos (NULL,8%) e meios de transporte (NULL,5%). Por outro lado, os impactos negativos mais importantes vieram de vestuário (-4,2%), calçados e artigos de couro (-4,3%) e madeira (-4,5%).




No acumulado de janeiro a maio, houve aumento de 1,5% no pessoal ocupado em relação a igual período do ano passado, com doze locais e doze ramos contribuindo positivamente. Entre os locais, as principais contribuições foram assinaladas por São Paulo (NULL,1%), Região Nordeste (NULL,4%) e Região Norte e Centro-Oeste (NULL,6%). Já as pressões negativas vieram do Rio Grande do Sul (-2,2%) e de Minas Gerais (-0,3%). Em termos setoriais, alimentos e bebidas (NULL,5%), produtos de metal (NULL,1%) e meios de transporte (NULL,3%) se destacaram com os principais impactos positivos, enquanto calçados e artigos de couro (-6,8%) e vestuário (-5,2%) responderam pelas maiores contribuições negativas.

Segundo o IBGE, o quadro positivo da atividade fabril nos primeiros cinco meses do ano também é observado nos índices de emprego que, tanto nas comparações contra iguais períodos do ano anterior, quanto na evolução dentro do próprio ano de 2007, sustentam resultados positivos. O índice mensal cresce desde julho de 2006 e registra sua maior taxa dos últimos vinte e quatro meses; nas comparações livres de influências sazonais, o emprego aponta índices positivos desde janeiro último.

Fotos: www.oxigeniobrasil.com.br
www.usedmachines.com.br

Outras Notícias