Industriais brasileiros participam de feira de tecnologias limpas em Paris

Por Agência CNI - Publicado 28 de novembro de 2007

Quarenta representantes de empresas e instituições empresariais brasileiras participam da Pollutec Horizons, a maior feira internacional de tecnologias limpas, que começou hoje e termina na sexta-feira, 30 de novembro, em Paris. A comitiva brasileira foi organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com o apoio da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Indústria (Onudi).

Neste ano, a feira é voltada às inovações tecnológicas. O Brasil mostrará em Paris que é competitivo em tecnologias limpas. Os brasileiros também querem trocar experiências sobre ações de preservação dos recursos naturais. "A idéia da CNI é mostrar o que existe de bom na indústria brasileira em um ambiente internacional como é a Pollutec", explica o gerente-executivo da Unidade de Competitividade Industrial da CNI, Maurício Mendonça.

Segundo ele, um dos destaques brasileiros na área de responsabilidade ambiental é a geração de energia a partir de fontes renováveis. "O Brasil é líder na área de biocombustíveis. Nós temos uma indústria de etanol que não existe em nenhum lugar do mundo. Também somos líderes na área de reflorestamento rápido. Além disso, temos uma matriz energética limpa, pois usamos energia hidrelétrica", afirma Mendonça.

Entre as atividades organizadas pela CNI para os brasileiros que participam da Pollutec há uma visita ao Pólo Competitivo de Poitou-Charentes, na região de Poitiers. Trata-se de um centro de desenvolvimento da inovação e da competitividade em atividades industriais de preservação dos recursos naturais.