Paraíba

Indústrias da cidade de Patos recebem consultorias do SENAI em melhoria do Processo Produtivo e Custos

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 01 de junho de 2022

Fazer a gestão de uma empresa é um dos trabalhos mais importantes dentro de um negócio, isso porque envolve todos os setores, em especial o financeiro, e o sucesso do negócio depende diretamente disso. E tão significativo quanto a gestão dos custos, é a melhoria do processo produtivo, que visa melhorar a utilização dos recursos e o aumento da eficiência na linha de produção.

Nesta perspectiva, o SENAI da Paraíba, através do Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional realizou nos últimos seis meses consultorias em melhoria do Processo Produtivo e Custos em seis indústrias de calçados e uma panificadora na cidade de Patos, no sertão do estado.

Foram atendidas as indústrias Raboni Calçados, D’ Calce, Bolsas Petiti, Bibi, Rei das Botas e a panificadora Vitória.

“A FIEP através do SENAI tem oferecido suporte para as indústrias de todas as regiões da Paraíba. E por meio dos Institutos SENAI de Tecnologia, buscamos levar consultorias para que as empresas consigam melhorar a produtividade, algo que impacta positivamente na competitividade dos negócios, e estimula o desenvolvimento econômico do nosso estado”, enfatizou Buega Gadelha, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba.

Na Panificadora Vitoria foram implantadas melhorias durante 160 horas de consultoria. O consultor do SENAI, Walmir Vasconcelos desenvolveu um trabalho com os trabalhadores da empresa, e diretores no período de 30 de abril, até esta quarta-feira, 01/06.

A diretora administrativa da panificadora, Catarina Leite aponta os resultados alcançados através da consultoria. “Conseguimos ver resultados desde a primeira semana da consultoria, pois estávamos com um gap financeiro considerável e com preços desatualizados, pagando as contas, mas sem ver o lucro. Na primeira semana já reajustamos a maioria dos preços de venda de acordo com nossos custos, e no fim do mês de abril já tivemos uma significativa melhoria, onde fechamos o mês com saldo positivo, e lucro, algo que não conseguíamos a muito tempo”, enfatizou Catarina Leite.

Walmir Vasconcelos, consultor do IST Eficiência Operacional falou sobre o trabalho realizado na panificadora. “Os dirigentes da panificadora Vitória nos procurou para ajustamos alguns processos na linha de fabricação, para juntos elaboramos o custo de fabricação de seus produtos, com o intuito de se tornarem mais competitivos e mais produtivos. E durante a consultoria implantamos metodologias utilizando as ferramentas do Lean Manufacturing e Engenharia Industrial, fazendo com que a empresa tivesse aumento em sua produtividade e se tornasse mais competitiva”, explicou.

Informações sobre as consultorias oferecidas pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional podem ser obtidas através do telefone: (83) 3182-5500.