Indústrias da Paraíba crescem e são destaque nacional

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 05 de maio de 2010

A indústria de calçados, têxtil e de recursos minerais da Paraíba, vivencia hoje, um conjunto de fatores e excelentes condições para novos investimentos. Em face da expansão registrada nos últimos anos, estes segmentos têm se destacado na economia regional e nacional.

O segmento de calçados e afins é um dos grandes exemplos de investimento no Estado da Paraíba. Cidades como Campina Grande, João Pessoa e Patos, abrigam centenas de médias e pequenas empresas que produzem, com qualidade, produtos que ampliam seu mercado e as fronteiras paraibanas. Grandes empresas do gênero como São Paulo Alpargatas, Cambuci S/A e, Calçados Camello S/A oferecem ao mercado uma grande quantidade de produtos de qualidade padronizada, exigida tanto no mercado nacional quanto no internacional.

Por sua vez, a produção têxtil também ocupa lugar de destaque no contexto nacional. Nos distritos industriais de João Pessoa e Campina Grande, por exemplo, são encontradas empresas de porte estadual e nacional, a exemplo das paraibanas Matesa S/A, Ficamp S/A e Brastex S/A, entre outras, produtoras de linhas e tecidos sintéticos e de algodão. Já das empresas nacionais, tem destaque o Grupo Coterminas, o maior conglomerado de empresas do ramo têxtil na América do Sul e, Norfil S/A, referencia na produção de linhas.

Outro segmento que registra crescimento no estado tem base nos Recursos Minerais, graças a riqueza e diversificação do solo paraibano. Entre as indústrias desse segmento instaladas na Paraíba têm destaque as de cerâmica e revestimento, louças sanitárias e cimento. Esta última, apontada como uma das maiores do Brasil. É válido registrar que a Paraíba é o segundo Estado do Nordeste em relação a produção de pedras ornamentais brutas, sendo ultrapassado apenas pela Bahia.

Entre as principais alternativas econômicas da Paraíba, em expansão, também está a produção de cana de açúcar e aguardente, algumas inclusive, detentoras de prêmios nacionais e de reconhecimento internacional.

De igual modo também expande na Paraíba a indústria fomentada pelo algodão colorido que já nasce naturalmente colorido, sem alteração genética. Naturalmente ecológico, o algodão dispensa tinturas e corantes, sem causar prejuízo algum a natureza com qualquer tipo de resíduo.

De acordo registros da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – CINEP, estes são alguns dos setores da Paraíba que vêm crescendo nos últimos anos, mas, o estado vem se destacando também em vários segmentos.

Fonte: CINEP