INSA faz parceria para obtenção do selo de qualidade para a carne de sol

Por Ascom INSA - Publicado 21 de novembro de 2007

O diretor do Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA), professor Roberto Germano Costa, recebeu a visita do presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campina Grande, Divaildo Bartolomeu de Lima, na tarde desta terça-feira, dia 20.

O assunto tratado na reunião girou em torno da criação de uma associação especificamente voltada para os produtores de carne de sol da cidade de Picuí, localizada no Curimataú paraibano. Roberto Germano explicou que a iniciativa surgiu por ocasião do Festival da Carne de Sol, realizado naquele município, no último final de semana.

"A partir daí nasceu a idéia de se buscar junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), uma identificação da carne de sol com a localização geográfica da cidade onde ela é tão bem produzida" – frisou Costa.

Já Divaildo assegurou que a parceria com o Instituto Nacional do Semi-Árido será imprescindível para a organização do grupo de empresários que lidam com a carne de sol, bem como para a formação da associação. "É um primeiro passo, mas já partiremos com certo ‘alicerce’, porque já temos parceiros de renome, a exemplo do INSA, do Sebrae, e dos proprietários de restaurantes que, com certeza, vão participar, para que este pleito seja consumado" – declarou.

O presidente do Sindicato também salientou que esta iniciativa visa possibilitar a comercialização, agregando valor ao produto e com a credibilidade de um selo de qualidade. "Nós visamos orientar desde os cuidados a serem tomados com os animais, até a profissionalização de quem vai lidar com esta matéria-prima. Para que, de fato, a carne de sol de Picuí continue indo além-fronteira e chegue à mesa dos consumidores de uma maneira confiável, com qualidade" – enfatizou.