Compartilhar

Paraíba

Instituto Alpargatas entrega comenda de reconhecimento ao presidente da FIEP

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 25 de março de 2022

A placa entregue na manhã desta sexta-feira, 25, é um reconhecimento aos serviços prestados pelo SENAI da Paraíba


Comitiva da Alpargatas no ato da entrega da comenda ao presidente da FIEP, Francisco Gadelha

Na manhã desta sexta-feira, 25, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Francisco de Assis Benevides Gadelha, recebeu em seu gabinete na sede da federação em Campina Grande, uma comitiva de representantes do Grupo e do Instituto Alpargatas. Durante a visita foi entregue ao presidente uma comenda de reconhecimento aos serviços prestados pelo Sistema FIEP através do SENAI. 

Participaram da visita ao presidente da FIEP, Berivaldo Araújo Diretor do Instituto Alpargatas, Vera Apolinário, coordenadora de projetos, Rosângela Pereira, responsável pela articulação e implementação do Projeto Empreender ALPA, Jones Araújo, analista de comunicação IA e Elias Martins, gerente de pessoas da fábrica da Alpargatas de Campina Grande, e o diretor regional do SENAI/PB, Euler de Souza Sales e o gerente da unidade CITI/CAM, Gustavo Andrade.   

O Instituto Alpargatas foi criado nacionalmente em 2003, visando transformar a realidade em diferentes cidades brasileiras a partir de ações de responsabilidade social. 

Na Paraíba, o Instituto atua em nove cidades. Entre elas, Mogeiro, Ingá e Serra Redonda, onde recentemente o instituto criou o Programa Reaprender Alpa com o objetivo de atender os profissionais que se encontravam em situação de vulnerabilidade social e necessitavam de uma qualificação profissional, especialmente nas cidades que oferecem mão-de-obra para as unidades industriais do Grupo Alpargatas no estado da Paraíba, entre elas Ingá, Mogeiro, Serra Redonda e Santa Rita.  

O programa surgiu com a finalidade de gerar transformações sociais nessas localidades, ao preparar pessoas em busca de oportunidades de emprego, aqueles que buscam encontrar uma nova profissão e até mesmo empreender a partir dos cursos de qualificação oferecidos pelo SENAI. 

Para o programa ser executado, o Instituto Alpargatas buscou a parceria do SENAI da Paraíba e pode desenvolver várias ações de responsabilidade social junto à comunidade Ingá, Mogeiro e Serra Redonda. Com o apoio, o programa e o SENAI celebraram a geração de resultados positivos, uma parceria que alcançou mais de 2 mil matrículas em 2021 e deverá gerar aproximadamente 3 mil matrículas em 2022.  

Uma ação pioneira no estado e no Brasil, também embasou o reconhecimento ao Sistema FIEP/SENAI, que foi a implementação do Projeto Laboratório de Inovação e Sustentabilidade em uma escola pública de ensino fundamental na cidade de Mogeiro. O “Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional” como está sendo chamado, irá auxiliar os professores de Mogeiro a melhorarem os seus processos de ensino e aprendizagem e possibilitar aos alunos colocarem os conhecimentos de português, matemática e ciências em favor do desenvolvimento de ideias e soluções que possam transformar a comunidade onde estão inseridos.    

A iniciativa resultado da parceria entre o Instituto Alpargatas, SENAI/PB e a prefeitura municipal de Mogeiro, foi desenvolvida e inspirada no modelo do SENAI Lab – importante espaço de inovação e empreendedorismo. 

Outras cidades também já foram atendidas pelo SENAI em parceria com o Instituto Alpargatas, como Queimadas, Guarabira, Alagoa Nova, Bananeiras e Campina Grande. 

A comenda entregue nesta manhã reafirmou a importância do Sistema FIEP que através do SESI e SENAI cumpre a missão de contribuir para a sustentabilidade da indústria e da sociedade. 

 

 

Outras Notícias