Investimento no esporte traz benefícios sociais

Por Agência CNI - Publicado 26 de maio de 2011

Além de melhorar a saúde, a prática de atividades esportivas é importante para garantir avanços sociais e econômicos ao país. A constatação é da pesquisa Produtividade em Jogo, realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), divulgada nesta quarta-feira, 25 de maio, na abertura dos Jogos Nacionais do SESI, que se encerram no sábado, em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. O estudo, feito com 3.459 trabalhadores que participaram da etapa municipal dos Jogos do SESI em 2010, mostra que para cada R$ 1 investido na organização da competição, o país ganha R$ 11,50 em benefícios sociais e econômicos.

Esse retorno significativo é resultado de um modelo estatístico, cujo ponto de partida foi a definição da Escala de Valores do Esporte. Construída com base em literatura científica, a escala faz um diagnóstico do comportamento durante a prática da atividade esportiva, o desempenho no trabalho, as relações com colegas e chefes, além do estilo de vida dos entrevistados.

“Os resultados indicam que existe uma relação direta entre os valores esportivos promovidos pelos Jogos do SESI e a redução do presenteísmo”, destaca a pesquisa. O termo presenteísmo define a situação em que o empregado comparece ao trabalho, mas, por motivo de doença, estresse ou desmotivação, não consegue alcançar o nível esperado de produtividade.

A avaliação das respostas a um questionário com 39 perguntas, aplicado antes e três meses depois da competição, aponta uma série de mudanças positivas no perfil e no desempenho dos trabalhadores que participaram dos Jogos Municipais 2010. Com essas mudanças, os trabalhadores ganharam, em média, quatro pontos na Escala de Valores do Esporte, depois de participarem da competição. Com base no modelo estatístico adotado pelo SESI, concluiu-se que cada ponto ganho na Escala de Valores equivale a uma redução de R$ 32,34 no custo do presenteísmo ao ano, por trabalhador.

A partir desse dado, foi feito o cálculo da riqueza econômica gerada pelos Jogos do SESI de 2010. A conclusão é que a competição proporcionou R$ 170.759.943,95 em riqueza econômica em um período de 40 anos em valores atuais. Esse valor foi encontrado a partir da multiplicação da média de pontos ganhos por trabalhador na Escala de Valores do Esporte ( pontos) pelos R$ 32,34 de redução do custo do presenteísmo e, ainda, pelo número total de participantes da etapa municipal, que é 224.184 trabalhadores.

O cálculo considera também três fatores de desconto principais: taxa de sobrevivência Brasil que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é de 0,824 na faixa etária de 20 a 59 anos, a taxa de desemprego, e a taxa de juros básica (a Selic) de 2010, que foi de 9,89%.

Para realizar a etapa municipal dos Jogos em 2010, o SESI investiu R$ 14.854.917,53 em valores econômicos. Dividindo-se a riqueza gerada com a redução do presenteísmo (R$ 170.759.943,95) pela quantia aplicada na iniciativa (R$ 14.854.917,53), chega-se à relação de que cada R$ 1 investido no programa resulta em R$ 11,50 em benefícios à sociedade.

“Queremos levar essas informações para as empresas verem os resultados do estímulo à prática esportiva. Isso certamente será um incentivo para as indústrias que investem no esporte para motivar os trabalhadores”, diz o gerente-executivo de Cultura, Lazer e Esporte do SESI, Eloir Simm.

JOGOS NACIONAIS – Os Jogos Nacionais do SESI começaram com partidas de voleibol, futebol sete, futsal e vôlei de praia. A competição reúne 1.087 trabalhadores de todo o Brasil, representantes de 234 empresas. Eles disputam medalhas de ouro, prata e bronze em dez modalidades: atletismo, futebol de campo, futebol sete master, futsal, natação, voleibol, tênis de mesa, tênis de quadra, vôlei de praia trio e xadrez.

Essa é a sétima edição dos Jogos Nacionais do SESI, cuja primeira etapa de seleção mobiliza mais de 2 milhões de trabalhadores no país. As seletivas para o Nacional começam em torneios realizados dentro das empresas, prosseguem em rodadas municipais e são complementadas em competições estaduais e regionais.

Os melhores atletas e as equipes que mais se destacam nos jogos regionais conquistam vagas na etapa nacional. Os campeões dos Jogos Nacionais representam o Brasil nos torneios internacionais. No ano passado, a 6ª edição dos Jogos Nacionais do SESI, realizada em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, teve a participação de 1.050 trabalhadores de todo o país.

Mais informações sobre os Jogos Nacionais do SESI no site: www.jogosdosesi.com.br

Foto/Créditos: Sérgio Amaral.