Compartilhar

Jackson do pandeiro será homenageado pelo SESI Cultura Tradição da Paraíba

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 01 de junho de 2010

Começa nesta sexta-feira, a programação Junina do Projeto SESI Cultura Tradição. Duas cidades sertan

Começa nesta sexta-feira, a programação Junina do Projeto SESI Cultura Tradição. Duas cidades sertanejas serão as primeiras da Paraíba a serem contempladas com o Projeto em sua versão 2010: Patos, com a abertura e Sousa no dia seguinte. 

Além de muita música e comidas típicas, o SESI Cultura Tradição apresentará este ano, em cinco cidades, estudos e pesquisas que enfocam o trabalho do artista e músico Jackson do Pandeiro, em face da grande contribuição de sua obra à cultura brasileira. “Como se sabe Jackson, rei do ritmo e ícone da cultura nacional, foi também enaltecido no Troféu Gonzagão deste ano, programação que tem o apoio do Sistema Indústria, através do SESI e, com base neste fato, também lhe prestamos esta homenagem”, revela a coordenadora de Cultura do SESI, Diana Uchôa Medeiros.

A primeira edição do SESI Cultura Tradição da Paraíba substitui o SESI Forró na Empresa, promovido no estado por quatro edições, sempre homenageando artistas da terra. Este ano, nesta nova proposta, serão promovidas oficinas de repercussão regional e dança de salão para industriários. Já os alunos do SESI se envolverão no projeto, através de estudos e pesquisas, durante o mês de junho, que culminarão com exposições de trabalhos a cada edição do evento. Mas, a proposta é que as oficinas se estendam até dezembro deste ano nas escolas, disse a coordenadora de cultura do SESI/PB.

O Projeto SESI Cultura Tradição, também busca resgatar a tradição musical e artística nordestina, além de revelar novos talentos no estado. Por isso, tem sido visto como um celeiro formador da cultura paraibana. 

“Eu sempre quis mesmo ter nascido na Paraíba, porque se não tivesse nascido por lá, talvez as forças divinas não tivessem me dado o dom que me deram. O dom de tocar esse pandeiro, que me trouxe até cá". Jackson do Pandeiro.


Programação completa – Abertura, dia 04, em Patos no CAT Dionísio Marques de Almeida - Forró de Mãe Joana e Forró de Raniery Gomes; dia 05 em Sousa, no CAT José de Paiva Gadelha, as atrações também serão Forró de Mãe Joana e Forró de Raniery Gomes; dia 11 em João Pessoa, no CAT João Úrsulo Ribeiro Coutinho, as atrações serão Forró de Mãe Joana e Meirinhos do Forró; dia 12 em Rio Tinto, no CAT Anna Elizabeth Ludgren - Forró de Mãe Joana e Tamborete de Forró; dia 19 em Bayeux, no CAT Corálio Soares - Verônica Rios e Herdeiros do Forró e Forró de Raniery Gomes e no dia 10 de julho, a programação encerra em Campina Grande no CAT Aprígio Velloso da Silveira, com Forró de Mãe Joana e Forró de Raniery Gomes. 

Com expectativa de atender mais de 1200 trabalhadores em todo estado, o Projeto SESI Cultura Tradição da Paraíba 2010 busca levar a cultura e a identidade regional, a trabalhadores da indústria e seus familiares e a comunidade.

Texto colaboração: Ohana Abrantes
Foto: portalmidia.net

Outras Notícias