Márcia Gomes Lucindo sempre teve uma vida marcada por muita dificuldade, na infância lidou com o abandono da própria mãe, sendo cuidada apenas pelo pai; na adolescência se matriculou várias vezes no ensino regular, mas acabou desistindo. Mas em 2020, ela conseguiu concluir o ensino fundamental através da Educação de Jovens e Adultos, e no último mês de abril, Márcia ficou sabendo que a Escola SESI na cidade de Sousa, onde mora, estava com matrículas abertas para a EJA Médio profissionalizante, na modalidade EAD, ela abraçou a oportunidade de concluir o ensino médio e ainda se profissionalizar.
Ainda em abril ela começou a estudar, em casa, com o incentivo do marido e do pai, e conseguiu concluir o Ensino Médio, em quatro meses na Escola SESI, sendo a primeira aluna concluinte da turma.
“Meu pai e meu marido foram meus maiores incentivadores para que eu concluísse os estudos, porque eles sempre estiveram ao meu lado, apoiando em todos os sentidos, e isso foi primordial para que eu conseguisse chegar aonde cheguei”, disse.
Márcia espera que o exemplo dela sirva de inspiração para outras pessoas. “Fico feliz, em ter sido a primeira aluna a concluir a EJA Profissionalizante na Escola SESI em Sousa, e quero que a minha história seja exemplo para outras pessoas, que elas tenham esperança e obstinação, e nunca desistam dos seus sonhos”, afirmou.
Agora a jovem se prepara para fazer o curso profissionalizante de Assistente Administrativo, no SENAI, que é parte da EJA Profissionalizante. E mesmo antes de começar, ela vem se planejando, porque pretende alçar voos maiores, o sonho dela é chegar ao ensino superior.
“No próximo ano, quero fazer um cursinho preparatório para o ENEM, e o meu sonho é conseguir entrar na Universidade, e cursar medicina, porque quero ser médica”, disse a estudante.
A primeira turma de EJA Médio Profissionalizante, na modalidade EAD oferecida pela Escola SESI, na cidade de Sousa é formada por 24 alunos. A carga horária da modalidade é 1.360 horas, sendo 1200h dedicadas às aulas do ensino médio, e 160h, as aulas do curso profissionalizante de Assistente Administrativo, que acontecem no SENAI.
A turma recebeu o apoio do Lacticínio Belo Vale LTDA, empresa madrinha das turmas da EJA Profissionalizante ensino médio e da NOVA EJA Fundamental anos finais oferecida pela Escola SESI. Através dessa parceria com o SESI, o Lacticínio tem colaborado com a geração de oportunidades de qualificação, acesso à escolarização para seus colaboradores, produtores, familiares e a comunidade que mora no entorno da Fazenda Abreu., na zona rural de Sousa, e com isso tem impactado positivamente na produtividade industrial e leiteira, através do desenvolvimento de profissionais com um nível maior de escolaridade.
Até o fim deste ano serão abertas mais duas turmas, sendo uma da EJA Médio, e outra do fundamental. Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 3522 -2828.