Compartilhar

Paraíba

Jovens aprendizes participam de oficina socioambiental em João Pessoa

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 09 de fevereiro de 2024


Cerca de 35 jovens aprendizes, divididos em duas turmas, participaram de uma oficina socioambiental no auditório do Instituto Euvaldo Lodi em João Pessoa - PB, no último dia 25 de janeiro. A oficina, que teve como objetivo incentivar a cultura de preservação ambiental, foi promovida pela professora Maria Ana Belly, como uma iniciativa do Programa Mais Aprendiz, do IEL Paraíba. 

A oficina contou com atividades baseadas nos quatro elementos da natureza - água, terra, fogo e ar - e em quatro gêneros textuais - reportagem, paródia, conto e poesia. Divididos em grupos, os jovens puderam criar e compartilhar suas próprias obras, utilizando a criatividade e a capacidade cognitiva. Além disso, a oficina propôs o uso consciente dos smartphones, evitando o excesso e o aprisionamento.

A jovem aprendiz, Eduarda Engrid, que participou da oficina, disse que a experiência foi muito empolgante. "Nos levou a refletir sobre um assunto que não damos a atenção merecida, mesmo sabendo da extrema importância dele. Por meio da dinâmica dos elementos, tivemos a experiência de perceber os malefícios da ação do homem no fogo, água, ar e na terra que consequentemente impactam não só nosso cotidiano, como as gerações futuras. Claro, que, além disso, a oficina impulsionou o trabalho em equipe e nossa criatividade, na criação de paródia, poema, reportagem, criação de história e arte nos cartazes", afirmou.

A oficina socioambiental faz parte das ações educativas do Programa Mais Aprendiz, que busca promover um espaço de ensino-aprendizagem inovador, unindo os referenciais teóricos e as habilidades desenvolvidas com a prática.


Texto/Colaboração | Igor Batista

Outras Notícias