Requisito indispensável para o mercado de trabalho da atualidade, dominar os conhecimentos básicos sobre informática e segurança digital, especialmente na internet, pode ser um diferencial competitivo para os jovens que pretendem dar os primeiros passos em sua vida profissional. Por essa razão, o SESI Paraíba, em parceria com a Prefeitura de Ingá, no agreste do estado, capacitou 52 jovens com foco em letramento digital, ou seja, na aquisição de capacidades que permitam a esses alunos a incorporação de práticas digitais de maneira eficaz em seu dia a dia.
Para isso, ao longo dos últimos quatro meses, esses jovens participaram de dois cursos oferecidos pelo SESI, que totalizaram 68 horas de capacitação. O primeiro deles foi direcionado para conhecimentos sobre informática básica, abordando tópicos como sistemas operacionais, planilhas eletrônicas, ferramentas de produção e edição de textos, processamento de dados e evolução histórica da internet.
Já a segunda capacitação abordou a navegação segura na internet, destacando as principais configurações e ferramentas que são essenciais para esse processo. Além disso, os jovens alunos, com idade a partir dos 17 anos, também adquiriram novos conhecimentos sobre proteção de dados pessoais, privacidade online, identificação de ameaças e comportamento preventivo.
Outro aspecto importante é que, durante o curso, os alunos também participaram de simulações práticas de ataques virtuais, para aprender a melhor maneira de evitá-los e como agir diante de uma situação de risco.
As capacitações foram ministradas em uma das unidades móveis do SESI Paraíba e em uma escola da rede municipal de ensino, com a realização de duas aulas semanais para as três turmas formadas em Ingá.
A conclusão das atividades do curso contou com a participação da superintendente do SESI Paraíba, Sílvia Pereira; do prefeito de Ingá, Robério Lopes Burity; e da gerente da unidade do SESI em Bayeux, Valéria Gurgel.
Texto/ Colaboração | Déborah Souza