Paraíba

Levantamento realizado pela FIEP mostra otimismo do empresariado, e recuperação da Indústria Extrativista e de Transformação da PB

Por Assessoria de Comunicação - Publicado 31 de maio de 2022

Um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP mostra que os empresários das indústrias Extrativistas e de Transformação do estado estão otimistas, e desejam aumentar os investimentos nos próximos seis meses, em seus negócios.

O levantamento do Observatório da Indústria aponta que os índices de expectativas para o próximo semestre dos empresários deste setor, ficaram acima de 50 pontos, no último mês de abril. E considerando a variável intenção de investimentos para os próximos 6 meses, o resultado de março foi de 51,4, subindo em abril para 58,5 pontos percentuais.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador evoluiu saindo de 44 pontos, em abril de 2021, para 58,5 pontos percentuais, em abril de 2022. A perspectiva de Quantidade Exportada superou o índice de referência, chegando a 51,4, em abril, fato que não ocorria desde setembro de 2021. A Demanda por Produtos também aumentou de 56,7 para 59,5, entre março e abril desse ano.

O número de empregados neste período atingiu 51,6 pontos percentuais, e a compra de matérias-primas chegou a 53,0.

Já o Índice de Confiança do Empresário da Indústria (ICEI) na Paraíba, mostra o empresário confiante, com índice acima do nível de referência que é de 50 pontos percentuais, e isso evidencia um crescimento, partindo de 55 pontos percentuais, em março, para 55,1, em abril desse ano, atingindo no mês de maio, 57,1 pontos percentuais. Em relação ao ano anterior, notou-se crescimento do índice, subindo de 54,8, em maio/2021, para 57,1, em maio/2022.

E em relação ao nível de Utilização da Capacidade Operacional, a atividade industrial vem registrando estabilidade desde o mês de janeiro, mantendo-se em 62,0 pontos percentuais e acima da linha divisória dos 50 pontos. Comparando com o mesmo período de 2021, houve um avanço, aumentando de 59,0 para 62,0 pontos percentuais.

Os dados completos da pesquisa estão disponíveis no link: https://bit.ly/397rlhc